Música

Trilha de 'Segundo Sol' faz homenagem ao axé ao reviver clássicos do gênero; ouça

Dennis Carvalho diz que cada artista deu personalidade às canções

simone e simaria cantam juntas
A dupla Simone e Simaria gravou a música "Mal Acostumada" para a trilha da novela das nove, da Globo - Amanda Perobelli/UOL
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Fabiana Schiavon
São Paulo

A novela “Segundo Sol” (Globo) tem como tema a Bahia e o axé, gênero musical que teve o auge de seu sucesso nos anos 1990. Por esse motivo, a trilha sonora da trama das nove não poderia ser diferente da reunião de releituras de canções que marcaram aquela época e que tocam até hoje.

Vozes de outros ritmos, como Alcione, Johnny Hooker e até uma dupla de DJs italianos estão na lista da trilha da novela. Dennis Carvalho, diretor artístico da produção, conta como foi essa escolha. "Queríamos trazer de volta os grandes clássicos do axé, mas com algum diferencial. Reunimos canções lindas e contagiantes, que fazem parte da memória afetiva de quem viveu aquela época, e elas foram regravadas por outros cantores, com arranjos novos. Conseguimos um resultado incrível."

Cada artista deu sua personalidade às canções. "Nossa intenção principal ao regravar esses sucessos era homenagear o gênero, que é tão importante para a nossa cultura brasileira, mas com arranjos novos e na voz de outros cantores. Participei da seleção com João Emanuel Carneiro, autor da novela, com Maria de Médicis, diretora-geral, e com Marcel Klemm, nosso gerente musical. O martelo sempre foi batido em conjunto por nós quatro", diz Carvalho.

Thiaguinho foi um dos convidados e gravou "Beleza Rara". "Tenho um respeito muito grande pela Banda Eva e por Ivete Sangalo, que foi quem gravou a música originalmente. Por um lado, foi fácil cantar uma faixa que eu já conhecia e da qual gostava. Mas, ao mesmo tempo, é uma responsabilidade grande ter de regravar uma música que fez sucesso na voz da pessoa que é a maior artista deste país."

SAFADÃO DIZ QUE GRAVOU COM TEMPERO DO FORRÓ

Outro convidado para fazer parte da trilha sonora de "Segundo Sol" (Globo) foi Wesley Safadão, que criou uma versão de "Vem Meu Amor", sucesso da Timbalada. Como os outros artistas, Safadão transformou o sucesso do axé e fez dele um forró. "Apesar de a novela rodar em Salvador, eu tinha que colocar a minha marca na música”, diz o artista, cearense.

"Assim, gravei com todo o tempero do nosso forró. Preparamos um arranjo diferente e coloquei voz. Espero que o público goste do resultado", diz Safadão, que foi convidado pela direção da novela. "Fiquei muito feliz com a proposta e, quando eu vi a seleção da trilha sonora, recebi a notícia com ainda mais felicidade."

As músicas da trilha sonora do folhetim estão disponíveis no Spotify. Há as versões originais dos clássicos do axé e as novas versões. Algumas canções são inéditas, como "Cozido da Patroa", de Solange Almeida.

 
Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias