Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Saída de Manoel Soares da Globo gera disputa de narrativas

Homem negro perseguido ou assediador de mulheres? Você decide

Em foto colorida, homem negro de cabelo rastafari posa para foto
Manoel Soares: conturbada passagem pela Globo - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um jornalista negro, talentoso e carismático, entra em rota de colisão com a titular do programa matinal que ambos apresentam juntos. Ela o corta diversas vezes no ar, causando revolta entre os internautas. Mas, como foi casada com um dos executivos mais poderosos da emissora, acaba levando a melhor, e o jornalista negro é demitido.

Um jornalista arrogante e oportunista não perde uma oportunidade para "lacrar" em frente às câmeras, criando inimizades em todos os programas por que passou. Além disso, há nada menos do que oito denúncias de assédio contra ele no RH da emissora. Para evitar problemas ainda maiores no futuro, o departamento de compliance recomenda sua demissão.

Em qual dessas versões você acredita? Elas vêm circulando na internet desde que Manoel Soares foi desligado da Globo, na sexta passada (30/6). A verdade, ou pelo menos boa parte dela, só emergiria se a emissora revelasse se o jornalista foi mesmo denunciado, por quem e por quê. Mas isto ela não faz: como qualquer empresa séria, a Globo não torna públicas questões de compliance.

Enquanto isto, a polêmica corre solta. Ao longo do ano em que participou do Encontro com Patrícia Poeta, Manoel Soares angariou a simpatia do público. Qualquer coisa que parecesse um atrito com a titular do programa imediatamente viralizava, sempre a favor dele. Patrícia Poeta foi criticadíssima nas redes sociais e na imprensa, inclusive por este colunista, pela suposta falta de jogo de cintura, e chegou até mesmo a ser acusada de racismo.

Foi só em abril deste ano que começaram a surgir informações que sugeriam uma outra situação. A Globo teria cogitado em levar Manoel de volta ao É de Casa, onde ele era um dos apresentadores antes de se bandear para o Encontro, mas a produção do programa recusou a ideia.

João Vicente de Castro, com quem Manoel compartilha o comando do Papo de Segunda, no GNT, seria outro desafeto do jornalista. Para piorar, haveria uma denúncia por assédio contra Manoel Soares, e este número logo se multiplicou por oito.

Nada disso abalou a confiança de alguns fãs famosos do apresentador. O humorista Paulo Vieira escreveu no Twitter que "a saída de Manoel Soares é uma derrota para todos nós". Boninho, Ana Furtado, Susana Vieira, Astrid Fontenelle, Paula Lima e até mesmo João Vicente de Castro também foram às redes sociais desejar sucesso às futuras empreitadas do jornalista.

O próprio Manoel reforça a narrativa de que é perseguido por ser negro. "Eu não sou o primeiro nem o último homem com minhas origens que vai ser alvo de ataques dessa forma", escreveu ele em suas redes sociais. "Há séculos usam a estratégia de alegar comportamento abusivo para desqualificar homens negros, já vi isso muitas vezes, e meu compromisso de vida é combater o racismo, a desigualdade e injustiças".

Picuinhas à parte, dois fortes movimentos contemporâneos se chocam neste caso: a luta antirracista e o repúdio a qualquer forma de assédio sexual. Quem aderir à versão de que Manoel Soares foi demitido por ser negro pode ser tachado de conivente com o abuso de mulheres; quem preferir a outra narrativa, corre o risco de ser chamado de racista.

Talvez nunca venhamos a saber toda a verdade. Até agora, nenhuma das mulheres que teriam denunciado Manoel Soares veio a público. Enquanto isto, circulam rumores de que outros canais já estariam interessados em contratá-lo. Para Patrícia Poeta, que está de férias, sobra o desafio de transformar o Encontro num grande sucesso, agora que, supostamente, ela estaria livre para voar.

No futuro, este caso será estudado como um exemplo das forças contraditórias que compõem a cultura do cancelamento, este fenômeno tão atual. No momento, só me resta desejar sorte a todos os envolvidos, e que a paz volte a reinar o mais rápido possível.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem