Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

E se Manoel Soares não for tão santo quanto a internet acredita?

Apresentador é alvo de queixas de colegas e até de uma denúncia de assédio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde que o Encontro com Patrícia Poeta estreou na Globo, em julho de 2022, ficou claro o estranhamento entre a titular do programa e Manoel Soares, que divide com ela o comando da atração. Patrícia cortou Manoel no ar várias vezes, causando enorme repercussão nas redes sociais.

E as redes logo tomaram partido: a vilã da história é ela, frequentemente acusada de racismo. Não demorou para emergir uma narrativa "oficial", em que Manoel sempre tem razão e Patrícia nunca. A ponto de se tornar impossível defendê-la: quando Betty Faria tentou fazer isso, foi chamada de "nova Regina Duarte" por Bruno Gagliasso.

Manoel Soares é dono de uma incrível biografia. Quando jovem, chegou a morar na rua por um tempo. Venceu todos os obstáculos e hoje é um profissional de competência reconhecida e um admirável pai de família.

Em foto colorida, homem negro de cabelo rastafari posa para foto
Manoel Soares, apresentador do Encontro - Reprodução

Mas, talvez, não seja o santo que costuma ser pintado por aí Nos últimos dois meses, talvez como reação ao imbróglio com Patrícia Poeta, surgiram algumas notícias desabonadoras para o apresentador.

Uma delas conta que a Globo cogitou transferir Manoel de volta ao É de Casa, o programa matinal de sábado do qual ele fez parte durante mais de dois anos. No entanto, segundo o colunista Lucas Pasin, do UOL, a equipe da atração prontamente rejeitou a ideia. Manoel teria tido desavenças com diversos profissionais do É de Casa, que temem que seu retorno torne insuportável o clima nos bastidores.

Manoel Soares com a mulher, Dinorá, e os filhos, em São Paulo - @manoelsoares no Instagram

Já a colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, aponta que Manoel Soares vem se desentendendo com João Vicente de Castro, com quem divide a apresentação, ao lado de Konrad Dantas e Francisco Bosco, do programa Papo de Segunda, do GNT.

Todas essas fofocas se apequenam diante de algo muito mais sério: Manoel Soares foi acusado de assédio sexual por uma colega. A denúncia ao RH da Globo aconteceu em 2021 e acabou sendo arquivada.

Mas, segundo Beatriz Queiroz, também do Metrópoles, Amauri Soares, o novo diretor dos Estúdios Globo, teria determinado que a investigação fosse reaberta. Detalhe: Amauri foi casado por 16 anos com Patrícia Poeta, com quem tem um filho, Felipe, de 20 anos de idade.

A equipe de Manoel Soares divulgou um comunicado em abril passado rebatendo as acusações. "Vale reforçar que há dias que parte da imprensa vem reproduzindo informações inverídicas a respeito do jornalista, baseadas em fontes duvidosas, e até então Manoel e sua equipe optaram por não comentarem tais falas, pois não há interesse em alimentar fofocas e declarações que visam prejudicar a imagem do artista", diz a nota.

Em foto coloria, montagem de duas cenas de uma programa de TV
Manoel Soares e Patrícia Poeta no Encontro - Reprodução/Globoplay

No entanto, desde então vêm aparecendo novas queixas —sempre anônimas— de ex-colegas do apresentador, chamando-o de arrogante e grosseiro.

É claro que não dá para emitir nenhum veredicto sobre Manoel Soares com base apenas em disse-me-disse. Mas a quantidade de reclamações contra ele alimenta a suspeita óbvia: onde há fumaça, há fogo.

A conclusão parcial é que ninguém é santo na vida real, por mais que a internet acredite no oposto. Patrícia Poeta demonstra inabilidade na maneira canhestra com que trata Manoel Soares, ainda mais depois de tanta paulada que já levou nas redes sociais. Mas quem sabe se ela não tem boas razões para não ir com a cara do colega?

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem