Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Na reta final de 'Travessia', Jade Picon mostra que tem futuro como atriz

Alvo de críticas ferozes no começo da trama, ela agora recebe elogios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cena não tem diálogos. Para um leigo, pode parecer mais fácil justamente por causa disto. Mas quem já se arriscou no teatro ou estudou um pouco o assunto sabe como é difícil passar uma emoção sem dizer nada, só com a expressão do rosto.

Pois Jade Picon conseguiu emocionar os espectadores de "Travessia" nesta terça (2), num dos últimos capítulos da novela de Gloria Perez.

Jade Picon interpreta Chiara em "Travessia"
Jade Picon interpreta Chiara em "Travessia" - Reprodução/Globoplay


Sozinha no banheiro, sua personagem Chiara contempla no espelho a barriga grávida de poucos meses. Aparece um letreiro onde se lê "alguns meses depois", e Chiara ressurge no mesmo banheiro, agora com a barriga bem maior. Com lágrimas nos olhos, sem uma única palavra, ela transmite a solidão e a insegurança de uma mulher que não queria ter um filho naquele momento, muito menos ser mãe solteira.

Essa cena de menos de um minuto serviu para levar Jade Picon ao topo da lista dos assuntos mais comentados do Twitter, e os elogios foram unânimes. Nada mau para quem nunca havia atuado até um ano atrás e que vinha recebendo saraivadas de críticas cada vez que aparecia no vídeo.

É verdade que a cena em questão não seria um desafio para uma atriz experiente, mas isso é exatamente o que Jade não é. Ela nunca havia estudado arte dramática, nunca havia trabalhado num filme ou numa peça e de repente ganhou um dos papéis principais no programa de maior audiência da TV brasileira, a novela da Globo da faixa das 21 horas.

Influenciadora digital desde o começo da adolescência e com milhões de seguidores nas redes sociais, Jade Picon conquistou a independência financeira numa idade em que muita gente sequer começou a trabalhar. Mas o convite para fazer "Travessia" chegou num momento em que ela não estava no auge da popularidade.


Sua rápida passagem pelo BBB 21, em que fez parte do grupo Camarote, cristalizou na cabeça de boa parte do público a imagem de uma garota mimada e cheia de vontades. Jade ainda comprou uma briga com Artur Aguiar, que ela perdeu no momento em que os dois se enfrentaram num paredão. Embalado por uma torcida fanática, o ator viria a sagrar-se campeão daquela edição do reality.

No entanto, a Globo também tinha planos para Jade. Impressionada com a beleza e a desenvoltura da moça, Gloria Perez se convenceu de que ela seria uma ótima escolha para encarnar a patricinha Chiara em "Travessia". O fato de Jade ser totalmente crua como atriz não seria um problema.

Só que foi. Para começar, o Sated-RJ (Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro) quis impedi-la de atuar na novela. A Globo então pagou uma taxa e conseguiu uma autorização especial. Enquanto isso, Jade fazia um curso-relâmpago de interpretação.

Quando "Travessia" finalmente entrou no ar, em outubro de 2022, a internet caiu em cima. Jade realmente estava aquém do exigido para o papel, que nem era dos mais difíceis. Muito se implicou com o sotaque carioca que Jade tentou emular, pois sua personagem é nascida e criada no Rio de Janeiro. Seu mau desempenho foi apontado como uma das várias razões da baixa audiência da novela.

"Travessia" acabou reagindo no Ibope, e Jade também melhorou. Aos poucos, suas aparições foram deixando de ser constrangedoras. O arco dramático de Chiara pode ter ajudado: de menina fútil, ela passa a uma jovem mulher que foi enganada pelo cara de quem gostava e se vê gestando um filho indesejado.

A cena exibida nesta terça não é digna de um Oscar, e Jade ainda não merece o título de revelação do ano. Mas ela mostra que tem futuro como atriz. Já está inclusive num patamar superior ao que apresentou Grazi Massafera em seu primeiro papel, na novela "Páginas da Vida". Também egressa do BBB, Grazi foi massacrada por suas primeiras atuações. Estudou, se esforçou e evoluiu muito, a ponto de ter sido indicada ao Emmy Internacional de melhor atriz.

Grazi Massafera e Cauã Raymond no lançamento da novela 'Negócio da China', em 2010 - Apu Gomes - 21.nov.10/Folha Imagem


Jade tem tudo para seguir pelo mesmo caminho. Uma das provas mais difíceis, aliás, ela parece ter superado: agora conta com a boa vontade do público.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem