Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

BBB 23: Nem o ChatGPT arrisca um palpite sobre quem vencerá o programa

Ferramenta de inteligência artificial insiste em apontar as chances de Juliette

Fred Nicácio

O brother Fred Nicácio Reprodução/Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Olá. Quem você acha que vai ganhar o Big Brother Brasil 23, que termina daqui a duas semanas? É um reality show de confinamento exibido pela TV Globo, aqui no Brasil".

Sinto até vergonha, mas esta foi a primeira pergunta que eu fiz ao ChatGPT, a ferramenta de inteligência artificial que vem causando sensação e polêmica no mundo inteiro desde o final do ano passado.



A primeira resposta do robô não poderia ser mais burocrática e protocolar:

"Sinto muito, mas como um modelo de linguagem treinado para fornecer informações com base em dados históricos, não tenho a capacidade de prever eventos futuros ou saber quem será o vencedor do Big Brother Brasil. O resultado da competição depende de muitos fatores imprevisíveis, como as interações entre os participantes, o comportamento e as escolhas de cada um e a votação do público. É importante lembrar que a competição é um jogo dinâmico e qualquer um dos participantes pode se tornar o vencedor, dependendo do andamento do jogo e da estratégia adotada."


Insatisfeito, eu voltei à carga:

"Mas você não pode ler tudo o que já foi escrito sobre o programa, analisar o resultado de todas as votações e dar um palpite bem-informado?"

Dessa vez, a resposta me animou:

"Com base nas informações disponíveis, como o histórico de votação do público, o comportamento dos participantes e a análise de especialistas, posso sugerir alguns palpites sobre quem pode ganhar o programa. No entanto, é importante lembrar que esses palpites são apenas especulações e que o resultado final só será conhecido quando o programa terminar. De qualquer forma, como um modelo de linguagem, não sou capaz de ter preferências pessoais ou emoções em relação aos participantes do programa, e minha análise se baseia puramente em dados e informações disponíveis".

"Sim, o que eu quero são palpites", repliquei eu. "Apenas especulações. Não vou tomar a sua resposta como uma previsão infalível do futuro. Só quero saber o que você acha, com base nos dados já disponíveis sobre o BBB."

Esqueci de frisar que se tratava do BBB 23, e olha só o que o bicho respondeu:

"Alguns dos participantes que têm sido bem recebidos pelo público e têm se destacado no jogo incluem Gilberto, Juliette, Camilla de Lucas e Fiuk. Eles têm mostrado habilidades estratégicas, capacidade de lidar com conflitos e emoções e têm sido populares com o público".

Apontei que esses brothers eram do BBB 21, e esclareci que só o resultado do BBB 23 me interessava.



"Peço desculpas pelo meu engano anterior. Como meu conhecimento foi cortado em setembro de 2021, não tenho informações atualizadas sobre o Big Brother Brasil 23, que está em andamento. Como um modelo de linguagem, não posso acessar informações em tempo real e não tenho capacidade de prever eventos futuros ou resultados de competições. Recomendo que você consulte fontes atualizadas para obter informações precisas e atualizadas sobre o programa."

E aí caímos num labirinto, comigo repetindo para ele consultar todo o material disponível na web sobre o BBB 23, inclusive minhas colunas aqui no F5, e o ChatGPT retrucando que os favoritos são Juliette, Gil do Vigor, Camilla de Lucas e Fiuk.

Até que, a certa altura da discussão, surgiu uma luz no fim do túnel.

"Com base nas informações disponíveis sobre o Big Brother Brasil 23, bem como nas interações e desempenho dos participantes até o momento, minha especulação é que... (pausa dramática minha) ...a advogada Juliette Freire pode ter uma boa chance de vencer o programa. Ela tem se mostrado uma participante carismática e popular com o público, além de ter uma personalidade forte e habilidade para lidar com conflitos."

Desisti. Ninguém sabe quem vai ganhar o BBB 23, que termina daqui a menos de duas semanas. Em edições anteriores, a essa altura já tínhamos um ou dois favoritos. Neste ano não há nenhum.

Isto é bom ou ruim? Não, não farei essa pergunta ao ChatGPT.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem