Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Bruno Gagliasso errou ao chamar Betty Faria de nova Regina Duarte

Ator ignora o histórico libertário de uma grande estrela da TV brasileira

Bruno Gagliasso (esq.) e Betty Faria - Montagem/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruno Gagliasso é um ótimo ator, um pai de família exemplar e um dos brancos mais engajados na luta antirracista. Esse fervor, no entanto, pode tê-lo levado a cometer uma injustiça ao escrever no Twitter que Betty Faria estaria se tornando "uma nova Regina Duarte".


Para quem está chegando agora: a treta entre os dois atores é mais um desdobramento da interminável novela Patrícia Poeta x Manoel Soares. A apresentadora do Encontro (Globo), como se sabe, cortou seu colega no ar de forma acintosa duas semanas atrás e desde então vem sofrendo uma avalanche de críticas nas redes sociais, sendo inclusive acusada de racismo.


O massacre foi tão grande que, ao longo desse período, como era de se esperar, também surgiu quem apoiasse Patrícia Poeta. No dia 14 de abril, Betty Faria foi ao Twitter defender a jornalista.


"E ele é uma vítima?", escreveu ela, referindo-se a Manoel Soares. "Todos os dias tem isso na mídia É uma campanha contra Patrícia Poeta, profissional boa, conhecida, com muitos anos de trabalho. Ele ficou famoso por isso, pois antes não era conhecido. Coisa chata!".

Foi o que bastou para a própria Betty virar alvo, por se desviar da narrativa "oficial" de que Patrícia é a vilã absoluta dessa história, e Manoel, a vítima inocente. Entre os ataques que a atriz recebeu, o de maior repercussão veio de Bruno Gagliasso.

"Voltei só para fazer uma perguntinha", tuitou o marido de Giovanna Ewbank. "Vem aí uma nova Regina Duarte? ...Beth Duarte ou Regina Farias?".

Tuíte de Bruno Gagliasso sobre Betty Faria
Tuíte de Bruno Gagliasso sobre Betty Faria - Bruno Gagliasso no Twitter


Nessas poucas linhas, Gagliasso já demonstrou a pouca familiaridade que tem com Betty Faria, ao grafar o nome da atriz como "Beth Farias". Mas o erro maior foi insinuar que a intérprete de "Tieta" nutre simpatia pelas pautas retrógradas do bolsonarismo.

Betty respondeu com firmeza: "Bruno, vc não me conhece. Admiro vc por tudo, mas não seja injusto comigo porque dei uma opinião em defesa de uma mulher, boa profissional, que está sofrendo campanha diária. Isso é coisa de bolsonarista que chama a gente de comunista quando fala algo que desagrada. Atenção!".

Nesta quarta, foi a vez de Fafá de Belém ir ao Twitter em defesa da atriz. "Não sou amiga de Betty Faria, estive com ela em algumas ocasiões sociais, mas ela, junto de Norma Bengell, Odete Lara, Leila Diniz e outras mulheres deste quilate, ensinaram a nós, então meninas, o que era empoderamento feminino, liberdade, posicionamento, coragem."

Fafá tem razão. Todas as mulheres que ela cita foram porta-estandartes do feminismo. Em plena ditadura militar, elas escandalizaram parte do país com suas atitudes libertárias. Foram donas de seus próprios corpos, namoraram quem quiseram, não se submeteram às camisas de força que a sociedade lhes preparou.


Bruno Gagliasso não tem idade para ter presenciado nada disso, e para ele Betty Faria talvez seja só mais uma senhora de idade falando bobagem na internet. O ator claramente ignora o histórico de lutas da colega veterana e tenta cancelá-la porque ela se afastou da única opinião "aceitável" neste episódio.

Os progressistas frequentemente exageram na sanha de corrigir todas as injustiças do mundo e acabam atingindo aliados de suas próprias causas. Betty Faria e Bruno Gagliasso sempre estiveram do mesmo lado da história. Cabe agora ao ator reconhecer seu erro e pedir desculpas a uma das maiores estrelas da TV brasileira de todos os tempos.

Betty Faria em frente à Caravana Rólidei, em cena de 'Bye Bye Brasil' (1980), de Cacá Diegues - Divulgação


E por falar em estrelas da TV, não deixa de ser engraçado perceber que ser comparada a Regina Duarte agora é insulto. Esta, sim, merece ser cancelada.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem