Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Compliance: Manoel Soares teria constrangido colega ao usar roupão nos corredores da Globo

OUTRO LADO: Emissora não comenta e apresentador não se pronuncia sobre o assunto

Manoel Soares nega denúncias feitas ao compliance da Globo - Marlene Bargamo / Folha Press
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Demitido pela Globo na última semana, o apresentador Manoel Soares recebeu pelo menos oito denúncias no compliance da emissora, que teriam sido determinantes para sua saída do Encontro com Patrícia Poeta, e também do Papo de Segunda (GNT).

Em uma das queixas, uma jornalista da emissora disse ter se sentido constrangida ao deparar-se com Soares trajando roupão nos corredores da Globo, em São Paulo. Segundo o F5 apurou, não era raro vê-lo apenas de roupão pelos bastidores, hábito que incomodava outros colegas.

Funcionárias que trabalhavam no restaurante da emissora na capital paulista também teriam se queixado ao compliance, mas por outro motivo: o tratamento dispensado a elas por Manoel seria rude e desrespeitoso. O clima também não era bom nos bastidores do É de Casa, onde ele trabalhou antes de se mudar para o Encontro.

Procurado pelo F5 nesta segunda-feira (3), a assessoria de imprensa de Manoel Soares respondeu aos contatos após a publicação da reportagem. "Agradecemos o contato e reafirmamos que os projetos que estão em desenvolvimento seguem com foco construtivo para contar as histórias que o Brasil precisa", diz a nota, sem comentar as acusações. No sábado (1º), o jornalista divulgou uma nota na qual nega qualquer comportamento abusivo.

"Com a minha saída da Rede Globo, muitas notícias falsas especulando o motivo vieram a público… Eu não sou o primeiro nem o último homem com minhas origens que vai ser alvo de ataques dessa forma. Há séculos usam a estratégia de alegar comportamento abusivo para desqualificar homens negros, já vi isso muitas vezes, e meu compromisso de vida é combater o racismo, a desigualdade e injustiças. Não poderia ser diferente agora", disse.

A Globo enviou a seguinte nota: "A Globo não comenta casos de compliance e reitera que não tolera nenhum tipo de abuso. A empresa mantém um Código de Ética, que deve ser cumprido por todos os colaboradores, em todas as áreas. Tem também uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação. Todo relato é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem