Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Fandom de Manu demonstra força e consegue expulsar Mari do BBB 20

Só mesmo as torcidas para trazer emoção ao uma reta final sem vilões

Manu Gavassi - Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Eu torço por ..., mas fico feliz se qualquer um dos cinco ganhar”.

Variantes da frase acima dominaram as redes sociais nos últimos dias. Com a saída de Ivy no domingo (19), o BBB 20 ficou sem sua malvada favorita. E quase ganhou um quarto B no nome: BBB do Bem.

Os cinco que ficaram na casa têm baixa rejeição por parte do público. Todos são vistos como pessoas legais, sensatas e merecedoras do prêmio final. É maravilhoso que isto aconteça em um momento em que o Brasil parece mais dividido que nunca. Pelo menos concordamos numa coisa: no quinteto finalista do BBB, só tem gente bacana.

Mas isto é um perigo para o programa. Sem conflitos, o Big Brother simplesmente não acontece. Agora que lá dentro são todos amiguinhos, cabe a nós, aqui do lado de fora, produzir algum suspense e evitar o marasmo.

Foi o que aconteceu no paredão desta terça (21). A maioria das enquetes online apontava para a eliminação de Manu Gavassi. Nem parecia uma disputa muito apertada: a diferença entre a votação da cantora e a de sua rival mais próxima, a modelo Mari Gonzalez, era de mais de dez pontos.

Só que não foi isto o que de fato ocorreu. Mari acabou eliminada, com 54,18% dos votos. Manu recebeu consideravelmente menos: 41,26%. Como se explica tamanha discrepância?

Não é nenhum mistério: Manu tem um fandom mais engajado e organizado. Essas torcidas organizadas são capazes de virar a noite votando para proteger seus favoritos. E o de Manu é especialmente ativo: salvou-a no que prometia ser o embate do século, contra Felipe Prior – o paredão com maior número de votos do Big Brother em todos os tempos, em qualquer país.

Isto também a torna uma séria candidata ao prêmio de um milhão e meio de reais. Justo Manu, a mais blasé, que foi ao BBB promover sua carreira musical, e a que menos precisa do dinheiro.

O fato é que todas as narrativas individuais estão fortalecidas neste momento. A própria Mari cresceu muito nas últimas semanas. Mas, se formos examinar um a um, ela realmente era a mais fraca.

Rafa Kalimann não tem tretas no currículo, nem inimigos no jogo. Thelma Assis é adorável, e sua história de vida é comovente. Manu Gavassi, que começou distante, agora se revela madura e magnânima.

E Babu Santana, claro, é o verdadeiro protagonista desta vigésima edição do Big Brother Brasil. Nunca ninguém foi a tantos paredões, nunca ninguém escapou de tantos. A sua vitória já está no papo?

Ainda não. Há dois fatores importantes. O primeiro é a sorte. Babu não parece tê-la: não foi líder uma única vez, nem mesmo nas provas que não dependiam de destreza ou força física. O acaso ainda pode prejudicá-lo novamente.

O outro fator é óbvio, é o fandom de Manu.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem