Tony Goes

No Paredão que eliminou Gizelly, a surpresa foi a alta votação de Babu

Ator ainda é o favorito, mas sua vitória no BBB 20 não está nada garantida

Manu e Babu
Manu e Babu - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dessa vez, as enquetes acertaram. Desde a noite de domingo (12), quando foi formado o Paredão com Babu, Mari e Gizelly, esta última era apontada pelos internautas como a provável eliminada.

A campanha por sua expulsão teve uma adesão de peso: Mark Hamill, o intérprete de Luke Skywalker na franquia Star Wars, atendeu ao pedido de uma fã brasileira e tuitou #ForaGizelly, talvez sem saber do que se tratava.

A saga intergaláctica inspirou o discurso de Tiago Leifert nesta terça (14). O apresentador do Big Brother Brasil salpicou sua fala com referências ao lado escuro da força, sinalizando ao público que a defenestrada da noite seria mesmo Gizelly.

A surpresa veio logo em seguida, quando a Globo revelou os percentuais de votação de cada um dos emparedados. Gizelly recebeu 54,7% dos votos –mais do que seus dois oponentes juntos, é claro, mas menos do que sugeriam as pesquisas online.

Desta vez, a coadjuvante foi Mari, com apenas 3,88%. E Babu, que atraiu pouquíssimos votos nos últimos paredões em que esteve, levou expressivos 41,33%. Uma cifra perigosa para quem vem sendo apontado como o futuro campeão.

O que foi que aconteceu? O público finalmente está se voltando contra o ator? Vamos por partes. Babu tem mesmo desagradado muita gente com sua narrativa racial. Deixou claríssima sua decepção com Thelma no domingo, quando esta votou nele para o paredão. Ele realmente esperava que a única outra participante negra do BBB 20 escolhesse uma das seis moças brancas ainda na casa.

Mas Thelma preferiu poupar Rafa, sua melhor amiga. Alegou que as duas sempre estiveram juntas, em todos os momentos. Houve quem visse nisto um gesto político, de sororidade. Também teve quem achasse que a ciosa Thelma simplesmente não percebeu a importância de fortalecer seu único irmão de cor.

O fato é que a médica tinha mesmo uma escolha difícil pela frente, e seria criticada qualquer que fosse sua decisão. Mas o que pesou mesmo contra Babu foi algo mais prosaico: a união de diversos fandoms contra ele.

Fandoms são as torcidas organizadas que todo participante do BBB precisa ter. Foram os fandoms de Manu e Mari que asseguraram a saída de Prior, duas semanas atrás, num paredão que atraiu mais de um bilhão e meio de votos –o recorde absoluto do Big Brother, em qualquer país, a qualquer tempo.

Agora, na reta final, os fandoms se mobilizam para remover quem enxergam como obstáculo para a vitória de seus escolhidos. E não há obstáculo maior do que Babu no caminho de todos que ainda estão no jogo.

Nos últimos dois dias, o fandom de Rafa fez campanha contra o ator nas redes sociais. A influenciadora nem estava neste paredão: era apenas uma ação preventiva. Que conquistou muitos adeptos, mas, no final, fracassou.

Babu Santana continua no BBB 20, e nos brindou com mais uma crise de choro depois que saiu o resultado. É melhor ele economizar algumas lágrimas. Se a barra já estava pesada, daqui em diante ficará ainda mais.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem