Tony Goes
Descrição de chapéu Coronavírus

Coronavírus rompe o isolamento do BBB 20, mas não interrompe a competição

Tiago Leifert informou os participantes sobre a pandemia que assola o mundo

Festa do BBB 20
Festa do BBB 20 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Corre uma piada macabra na internet. A covid-19, a doença causada pelo coronavírus, dizimará toda a humanidade –exceto os concorrentes do Big Brother Brasil 20, que foram protegidos pelo confinamento em que vivem desde janeiro. Cabe então a eles a tarefa de repovoar o planeta. E o pobre Daniel, como aconteceu outro dia em frente às câmeras, falhará mais uma vez.

Esta situação-limite não acontecerá mais, porque o coronavírus já chegou ao BBB 20. Não o próprio, felizmente, mas a notícia de que o mundo inteiro enfrenta uma pandemia neste momento. No programa desta segunda (17), o apresentador Tiago Leifert quebrou o regulamento e contou aos jogadores algo do que se passa fora da casa, ao lado do infectologista Edmilson Migowski.


A reação dos brothers e sisters já entrou para a história do reality. Queixos caíram, olhos se arregalaram, lágrimas rolaram. Seria cômico se não fosse triste. Mas a seriedade do momento não vai impedir a enxurrada de memes que atingirá as redes sociais nas próximas horas.

A Globo fez bem em informar os participantes sobre a pandemia? O dado em si não altera o andamento do programa. Ninguém foi autorizado a visitar ou a conversar com a família, só a mandar mensagens e a saber que estão todos bem. Leifert até minimizou o drama, dizendo que nem a situação crítica da Itália interrompeu o Gran Fratello VIP, a versão local do reality.


Aí, uma outra questão se levanta: a Globo fez bem em não interromper o BBB 20, a exemplo do que já fez com várias outras atrações de sua grade? Nesta segunda (16), foram anunciadas as suspensões por tempo indeterminado de títulos como Encontro com Fátima Bernardes e Se Joga. Todas as novelas tiveram suas gravações canceladas, e serão substituídas por reprises. A temporada atual de Malhação terá o final antecipado para abril.

O BBB 20 também deveria terminar o quanto antes? Por enquanto, Boninho descarta esta possibilidade. É compreensível: neste ano, o reality não só recuperou boa parte da audiência perdida em suas últimas edições, como anda repercutindo como há muito tempo não conseguia. Tirá-lo do ar de supetão causaria prejuízo e frustração. ​


Por outro lado, é justo mantê-lo no ar? Os participantes devem estar mesmo entre as pessoas mais protegidas do país. Mas o BBB demanda uma equipe considerável, que precisa se deslocar até os Estúdios Globo todos os dias e interagir entre si.

O que fazer, então? Interromper o BBB 20, ainda que temporariamente? Todos voltariam para suas casas e retornariam daqui a um ou dois meses –sabendo de todas as preferências do público e de tudo o que rolou nos paredões anteriores. Isto desvirtuaria o jogo, ou o deixaria, se não mais interessante, pelo menos diferente?

Todas essas hipóteses devem estar sendo debatidas nos corredores e salas de reunião da Globo. Até o momento, a emissora vem se mostrando a mais engajada da TV aberta no combate e na conscientização contra o novo coronavírus, e todas suas decisões parecem acertadas.

Pessoalmente, eu torço para que o BBB 20 continue. Nesses dias em que teremos que ficar mais tempo em casa, o programa pode se tornar ainda mais viciante do que já é. Só que não é hora de ser egoísta, e muito menos irresponsável. Se o BBB 20 tiver mesmo que acabar, não será nem de longe a maior perda provocada por esta pandemia.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem