Televisão

Com coronavírus, Globo terá 11 h de jornalismo diário e programa focado apenas na doença

Encontro, Se Joga e Globo Esporte serão suspensos

William Bonner e Renata Vasconcellos no JN - João Cotta/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pandemia de coronavírus fez a TV Globo alterar toda sua grade programação numa tentativa de proteger suas equipes e ampliar a cobertura da doença, que já atingem mais de 230 pessoas no Brasil. Com isso, serão 11 horas de jornalismo diário transmitidos pela emissora.

As mudanças em relação à cobertura jornalística começam já nesta terça-feira (17) e mudará toda a programação da manhã. O Hora Um será transmitido das 4h às 6h, seguido do Bom Dia de cada região, que seguirá até as 8h30, quando dará lugar ao Bom Dia Brasil.

Às 10h, vai estrear um novo programa, o Combate ao Coronavírus, que será apresentado pelo jornalista Márcio Gomes e terá sua pauta focada na doença, mostrando dados, estatísticas e orientações. Dois especialistas deverão acompanhar o apresentador.

O programa seguirá até o meio-dia, quando entrará o Praça TV 1ª edição, no caso de São Paulo, o SP1. O Globo Esporte será suspenso, já que os principais torneios esportivos do país também foram interrompidos pelo coronavírus, assim, o conteúdo de esporte ficará dentro do telejornal local, antes do Jornal Hoje.

Com essas mudanças, serão suspensos, além do Globo Esporte, os programas de variedade, Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, que já não foi veiculado nesta segunda; Encontro, com Fátima Bernardes; e Se Joga. O Jornal Hoje, mais longo, será seguido pela Sessão da Tarde, que será focada em filmes infantis.

Segundo a emissora, as mudanças visam, além de fornecer mais informações sobre a doença, levar diversão às famílias, que nesse momento estão sendo orientadas a ficar em casa, se possível.

No período da noite, a principal mudança será a ampliação do Jornal Nacional, que passará a ter 50 minutos de duração.

NOVELAS

Junto às mudanças de jornalismo e adequações na grade para esse tipo de programação, a Globo também optou pela suspensão de suas novelas, já que as gravações foram suspensas para evitar contato entre os profissionais e, assim, aumentar o risco de contaminação.

“Éramos Seis”, que está no ar atualmente na faixa das 18h, seguirá até o dia 27, quando já estava previsto seu término. Já a partir do dia 30 será exibida uma versão compacta de “Novo Mundo” (2017), adiando a estreia de “Nos Tempos do Imperador”, dos mesmos criadores.

Também no dia 30 de março, irá ao ar uma versão compactada de “Totalmente Demais” (2015-2016), na faixa das 19h, no lugar de “Salve-se quem Puder”, que segue em exibição até dia 28 e depois terá uma pausa. Ainda não há previsão de quando ela será retomada.

Já “Amor de Mãe” será exibida até este sábado (21), quando sua primeira fase chega ao ápice. A segunda etapa da novela será temporariamente suspensa e, a partir de segunda-feira (23), será substituída por uma versão compacta de “Fina Estampa” (2011).

Antes das mudanças anunciadas na noite desta terça, a Globo já havia suspendido as plateias de seus programas de auditório, como Encontro e Domingão do Faustão.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem