Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Ana Maria Braga está certa, ninguém aguenta mais fake news

O velho truque de 'mentir num dia para desmentir no outro' virou regra para muita gente

A apresentadora Ana Maria Braga - Eduardo Knapp - 27.jun.2022/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando li a notícia de que Ana Maria Braga teria definido sua data de saída do Mais Você em comum acordo com a Globo, nem desconfiei que pudesse ser mentira. Afinal, o texto creditava a informação ao jornal Extra, que é do mesmo grupo da emissora. Jamais me passaria pela cabeça que um jornalista publicaria uma inverdade sobre uma estrela de primeira grandeza da mesma empresa de comunicação onde trabalha. Acreditei tanto que, ainda de manhã, passei o link para uma amiga por mensagem direta, com quem havia conversado semanas antes sobre novas contratações das emissoras de TV.

Sabemos que, por diferentes motivos, têm havido muitas movimentações de apresentadores. Manoel Soares saiu da Globo, Faustão saiu da Band, Amaury Jr. saiu da RedeTV!, Eliana participou do Criança Esperança e a própria Ana Maria Braga participou de uma homenagem na Record, que demitiu algumas dezenas de profissionais recentemente.

Além disso, Ana Maria Braga vai completar um quarto de século na condução do Mais Você em 2024, e a data poderia mesmo ter sido escolhida como uma despedida. A justificativa apresentada, de que aos 74 anos ela teria decidido curtir a família, também parecia plausível. Tudo indicava que fosse verdade.

Só que não. Era fake news. Notícia falsa. Mentira. Tanto era mentira que a própria Ana Maria Braga gravou um vídeo de mais de cinco minutos, divulgado em suas redes sociais, cujo título é "Mais uma Mentira".

No vídeo, que já ultrapassou a barreira de um milhão de visualizações, a apresentadora deixa claro que sempre dividiu sua vida, seus problemas de forma aberta e sincera com seus fãs e não teria por que esconder uma coisa tão importante quanto uma decisão de se aposentar, o que nunca aconteceu.

Ana também comenta o quanto esse tipo de irresponsabilidade profissional impacta a vida das pessoas envolvidas com o programa e se mostra indignada com o fato de não terem verificado a fonte, checado a informação. Ela dá o nome do jornalista do Extra que publicou a inverdade e diz com todas as letras que, embora sempre tenham feito fofocas sobre sua saída desde que entrou para a Globo, ela agora "não tem mais saco pra isso".

E ela está o quê? Isso mesmo, corretíssima. Ninguém tem mais paciência para fake news, para fofocas inventadas com o único intuito de caçar cliques. O velho truque de "mentir num dia para desmentir no outro" virou regra para muita gente, já que esse tipo de trapaça acaba rendendo duas oportunidades de engajamento, na ida e na volta —ao mentir e ao desmentir. Não sei dizer se, nesse caso específico, o jornalista e o jornal confiaram numa fonte errada, se também foram enganados. Mas, por serem do mesmo grupo, fica uma sensação bem esquisita.

O que me parece, e é só um palpite mesmo, é que alguém se achou muito esperto ao juntar informações como "contrato de Ana Maria acaba em 2024", "ela vai completar justamente 25 anos à frente do Mais Você", "Ana faz 75 anos ano que vem", somou com novos quadros de cozinha e novas apresentadoras ganhando espaço no Grupo Globo (Paola Carosella tem seu programa, Rita Lobo vai ter um quadro, Eliana foi visitar a emissora no Criança Esperança) e inventou um "furo" imaginário em busca de cliques.

E conseguiu, sim, muitos e muitos cliques. Só que o furo era um buraco, daquele tipo de buraco onde a pessoa esconde a cara depois de levar uma bronca pública da apresentadora mais querida do Brasil.

Vida longa à Ana Maria, ao Mais você, ao jornalismo e à verdade. Porque sem ela, não temos nada. Nem democracia.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem