Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Sandy e Wanessa: 22 anos de uma grande fake news

Fomos levados a acreditar em uma rivalidade que nunca existiu entre elas

A imagem mostra duas mulheres sorrindo e se abraçando
Wanessa Camargo e Sandy após cantarem 'Leve' - Andy Santana/AgNews
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A culpa é da mídia. É minha. É sua.

A culpa é de todos nós. Porque a gente adora uma fofoca, uma treta, uma rivalidade. É da natureza humana e, para muitos estudiosos, é quase uma questão de sobrevivência. Precisamos das fofocas para saber quem é quem, para nos sentirmos protegidos de qualquer enganação. Mesmo assim, fomos enganados durante 22 anos, acreditando numa rivalidade que nunca existiu entre elas e que agora, as duas fazem questão de esclarecer.

Sandy e Wanessa não são parentes, mas têm muito em comum. Ambas são filhas de pais famosos, das duas maiores duplas sertanejas. Como todo mundo sabe, Sandy é filha de Xororó, da dupla com Chitãozinho, e Wanessa é filha de Zezé Di Camargo, da dupla com o irmão Luciano. As duas têm a mesma idade. Wanessa nasceu em Goiânia no dia 28 dezembro de 1982 e, exatamente um mês depois, em 28 de janeiro de 1983, nascia Sandy.

Mas nem tudo é entre as duas é parecido. Sandy começou a cantar muito menina, quase uma década antes de Wanessa. E, além das diferenças profissionais, elas também têm personalidades muito diferentes. Sandy tem um jeito mais reservada, intimista, enquanto Wanessa sempre estampou revistas esbanjando sensualidade.

As diferenças e semelhanças podiam ter acontecido sem problemas, mas a indústria da música, da fofoca, da TV, resolveu colocar uma contra a outra, comparando as duas, colocando-as como competidoras.

Essa comparação produziu momentos muito cruéis, como uma famosa entrevista no programa da Hebe Camargo, quando Sandy e Wanessa eram adolescentes. Sandy, com dez anos de carreira a mais, cantou de forma precisa. Em seguida, Wanessa fez um pequeno solo em inglês. Devia estar um pouco nervosa, porque a Hebe era o programa mais importante da TV brasileira. E, mais, era ao vivo e sem acompanhamento. Desafinou um pouco, errou a letra, nada demais.

Porém, durante anos, esse momento ficou registrado na internet como "Sandy humilha Wanessa" e outras crueldades. E a suposta rivalidade colou. Virou uma "verdade". E, de certa forma, elas não conseguiram lidar com isso e o jogo continuou.

Fato é que Sandy continuou sendo uma cantora perfeita, e Wanessa se tornou uma grande artista. Tornaram-se grandes cantoras, com vozes lindas. A imagem de "rixa", de "rivalidade feminina", que o mundo tanto adora, ficou. Colou no imaginário popular.

Pois, 22 anos depois, elas resolveram acabar com essa bobagem. As duas brincaram que "as rivais estão juntas" e, no lançamento do projeto "Eu, Voz, Eles 2", em agosto, lançaram juntas a canção "Leve".

No último domingo (6), Sandy deu uma entrevista ao Fantástico (Globo) e vimos os bastidores de "Leve", com Wanessa afinadíssima, Sandy incrivelmente segura, as duas belíssimas, maduras. Até porque, mês que vem, Wanessa chega aos 40, e Sandy, logo depois, em janeiro do ano que vem.

Confesso que fiquei emocionada com as duas cantando, com a letra da canção. Porque é essa leveza que a gente tanto quer, tanto precisa. A leveza que vem não só com o tempo, mas com a coragem de viver em verdade. Em tempo de tantas fake news, de tanto ódio, de mentiras que destroem vidas, é lindo ver o poder transformador que o amor e a verdade podem trazer.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem