Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Supranational 2024: Mineira Isa Murta é favorita à coroa; veja as candidatas

Grupo de 68 misses disputa título mundial no sábado, 6 de julho, na Polônia

Miss Supranational 2024
Favoritas à coroa: a partir da esquerda, as misses República Tcheca, Brasil e África do Sul - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois dos desfiles preliminares em traje de banho e de gala na segunda-feira (1º), especialistas apostam que a mineira Isadora Murta, 26, será uma das finalistas do Miss Supranational 2024.

As imagens de sua performance ganharam as páginas nas redes sociais que acompanham o setor, e seu nome aparece ao lado de outras favoritas, como as misses República Tcheca, Justyna Zednikova, 21; África do Sul, Bryoni Govender, 27; Indonésia, Harashta Zarah, 20; e Tailândia, Kasama Suetrong, 28.

Em sua 15ª edição, o mundial de beleza feminina traz neste ano um grupo de 68 candidatas e tem sua coroação final agendada para sábado (6), em Nowy Saczm na Polônia. Quem se despede do título é a equatoriana Andrea Aguilera, 24, titular de 2023, vencedora de 2023.

As misses estão já há quase três semanas no país europeu, que é sede da organização do concurso, onde cumprem uma agenda de atividades e eventos. Além disso, elas participam de uma série de etapas classificatórias da competição, como as provas de talento, desfile de moda, capa de revista, miss influenciadora, entre outras.

SUPRA O QUÊ?

O Miss Supranational é considerado um dos mais importantes concursos de beleza da atualidade. O certame se destaca pela sua periodicidade fixa, regras claras, show final muito bem produzido, confinamento luxuoso e a tradição de ser realizado sempre na Polônia.

Com apenas 15 anos desde seu evento inaugural, o Supra se equipara em tamanho e relevância a competições mais famosas como o Miss Universo, o Miss Mundo (Miss World, no original), o Miss International, o Miss Grand International e o Miss Terra (Miss Earth).

Fora Andrea Aguilera, já venceram o Supra misses da África do Sul (2022), Namíbia (2021), Tailândia (2019), Porto Rico (2018), Coreia do Sul (2017), Índia (2016 e 2014), Paraguai (2015), Filipinas (2013), Belarus (2012), Polônia (2011), Panamá (2010) e Ucrânia (2009). Em 2020, não houve concurso —ele foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19.

Vale lembrar que o concurso tem um "spin-off" masculino, o Mister Supranational, que teve como representante brasileiro em 2024 o gaúcho Matheus Maia, 26, eleito Mister Brasil em abril. Já em 2023, o paulista Henrique Martins, 32 —que é nadador olímpico e esteve posteriormente no reality A Fazenda 15 (Record)—, foi vice-campeão do Supra, vencido pelo espanhol Iván Alvaréz.

O vencedor do masculino, que teve sua 8ª edição realizada na quinta-feira (4), foi o médico e modelo sulafricano Fezile Mkhize, 33, que fez história ao tornar-se o primeiro homem negro a levar o título para casa. "Quero mostrar para as pessoas que sonhos podem se tornar realidade", disse ele, logo após ser anunciado como o vencedor do certame.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem