Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Globo retoma núcleo esvaziado após saída de Marcius Melhem

Direção da emissora quebra jejum de três anos sem humorísticos e cria coordenação para programas de auditórios

Duas diretoras assumem comando de áreas na Globo
Mônica Almeida assume divisão de auditórios, e Patrícia Pedrosa é a nova diretora de humor da Globo e estúdios - Divulgação Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Delegar poder para segmentos específicos e melhorar o funcionamento de um grande volume de produções são os objetivos de uma mudança organizacional anunciada pela Globo nesta quinta-feira (22). Três novas áreas foram criadas, com chefias para cada campo: humor, auditórios e janela de filmes.

A seara do riso, como se sabe, não é novidade, mas foi esvaziada com a saída de Marcius Melhem, em 2020, e o posterior desinteresse da emissora nesse terreno. Entre a saída do ex-diretor, que briga na Justiça para contestar acusações de assédio, e a chegada da nova diretora, Patrícia Pedrosa, a Globo chegou a encomendar um projeto para substituir o Zorra nas noites de sábado a Antonio Prata, cronista da Folha. O plano, no entanto, foi abortado no meio do caminho.

Vale observar que a escolha por Pedrosa, diretora de séries como "Todas as Mulheres do Mundo" e "Cine Holliúdy", passa longe da turma envolvida no caso Melhem, seja no que diz respeito a denunciantes ou a apoiadores do ex-diretor.

Diante de suspeitas sobre uma possível guerra de tronos em torno do poder de Melhem, a direção da Globo escapa da hipotética cilada de escolher para a cadeira de decisões qualquer outro profissional que estivesse ligado ao núcleo anterior.

Desde a década de 1960, quando foi criada, a Globo sempre teve programas humorísticos que abordavam a sátira política em sua linha de shows semanais. O afastamento dos últimos três anos foi também um meio de evitar cutucar ainda mais os ânimos do ex-presidente Jair Bolsonaro, que via a emissora como sua inimiga.

A chefia de auditórios ficará com Mônica Almeida, diretora do Conversa com Bial. E a recém-criada área de Produção de Filmes de Janela Curta ficará sob responsabilidade do produtor Rahael Cavaco. O núcleo será abrigado pelo chapéu da Dramaturgia, chefiado por José Luiz Vilamarim.

As mudanças foram anunciadas em comunicado assinado por Amauri Soares, diretor da TV Globo e Afiliadas, que assumiu também o controle dos Estúdios Globo no início do mês, sucedendo Ricardo Waddington.

"Os conteúdos criados e produzidos nos Estúdios são a base da estratégia multiplataforma da Globo", explica Soares na nota. "Adotar fluxos e processos que incentivem a criação e facilitem o desenvolvimento das ideias é fundamental para o nosso crescimento e relevância. A nova estrutura de gestão e criação dos Estúdios Globo trará maior sinergia e eficiência entre os nossos ativos e oportunidades para os talentos da Globo", conclui.

Soares inicia o comunicado tratando os funcionários da casa como "companheiros". Confira abaixo a íntegra da nota:

"Companheiros dos Estúdios Globo,
Os conteúdos criados e produzidos aqui são a base da estratégia multiplataforma da Globo. Ter fluxos e processos que incentivem a criação e facilitem o desenvolvimento das ideias é fundamental para o nosso sucesso. Neste contexto, eu queria comunicar três novidades na Estrutura de Gestão e Criação dos Estúdios Globo:

DIREÇÃO DE GÊNERO AUDITÓRIO

Os programas de auditório estão associados ao DNA da televisão, em todas as plataformas. Flexível e sempre em renovação, o gênero auditório oferece enormes oportunidades criativas. Para explorar estas oportunidades e ajudar no desenvolvimento permanente dos nossos programas de auditório, criamos a Direção do Gênero Auditório, que será exercida pela Monica Almeida.

Monica estudou Cinema na UFF e começou cedo a trabalhar no mercado de cinema. Em 1995, veio para a Globo, como estagiária. Desde então, atuou em programas de Variedades, Dramaturgia, Musicais, Documentários e quadros para o Fantástico. Fez Brasil Legal, Torre de Babel, Vídeo Show, Central da Periferia, Esquenta, Altas Horas, Conversa Com Bial, Som Brasil e Linha Direta. Em 2018, participou da criação do núcleo de documentários ‘Conversa.doc’ responsável por, entre outras produções, ‘Em Nome de Deus’, ‘Arnaldo, Sessenta’, ‘Erasmo 80’, ‘Marisa Monte - Portas e Janelas’, ‘Chitãozinho e Xororó - 50 Anos de História ’ e está produzindo ‘Xuxa - O Documentário’ e ‘Vale o Escrito’.

Na nova posição, Monica vai contribuir com Luciano Huck e Helio Vargas, no Domingão com Huck; com Marcos Mion e Geninho Simonetti, no Caldeirão com Mion; e com Serginho Groisman e Adriano Ricco, no Altas Horas. Os três programas passam a formar o portfólio do Gênero Auditório.

DIREÇÃO DE GÊNERO HUMOR

Para estimular e desenvolver projetos de humor em todos os formatos e para todas as plataformas, estamos criando a Direção do Gênero Humor. A posição será ocupada pela Patricia Pedrosa.

Patricia é formada em Cinema pela UFF e Artes Cênicas pela CAL, e cursa pós-graduação em Letras na PUC. Entrou na Globo como estagiária, pelo programa Estagiar, em 2007. Nos Estúdios Globo, iniciou sua carreira como diretora em A Grande Família, tendo dirigido também Chapa Quente, Mister Brau e A Fórmula. Como diretora artística, esteve à frente de Cine Holliúdy, Shippados, Todas as Mulheres do Mundo, Juntos a Magia Acontece 2, Amor e Sorte e está em uma nova série em produção. Patrícia vai conciliar a Diretoria de Gênero com a conclusão desta série, projeto do qual ela participa desde a concepção.

Como Diretora do Gênero Humor, o papel de Patricia será o de abrir caminho para o portfólio mais diverso possível de projetos, envolvendo talentos da casa e do mercado.

NÚCLEO DE FILMES JANELA CURTA

Estamos implantando o Núcleo de Produção de Filmes de Janela Curta dos Estúdios Globo. O núcleo funcionará dentro do Gênero Dramaturgia, sob a direção artística do José Luiz Villamarim. O objetivo do Núcleo será produzir longas-metragens para atender as demandas da TV Globo e do Globoplay. O responsável pela Gestão do Núcleo de Filmes será o Gerente de Produção Raphael Cavaco, produtor com 15 anos de experiência na Globo e 5 anos em produção para cinema, tendo em seu currículo alguns títulos importantes como Cidade dos Homens, Meu Nome Não é Johnny e A Mulher Invisível.

Ele terá a missão de planejar as produções com o maior grau possível de aproveitamento de recursos existentes nos Estúdios, como, por exemplo, as cidades cenográficas. Cavaco e Villamarim vão organizar processos de briefing e pitching para que toda a comunidade criativa da Globo possa ter propostas avaliadas. Criadores do mercado também serão convidados a participar. Por último, o Núcleo de Filmes vai operar em parceria com a Globo Filmes, que mantém suas atribuições como responsável pelo negócio cinema. Juntas, as duas áreas vão avaliar obras com potencial de exibição nesta janela.

Com a criação das novas áreas, fica assim a estrutura criativa e de gestão dos Estúdios Globo:

Com a criação das novas áreas, fica assim a estrutura criativa e de gestão dos Estúdios Globo:

. Direção de Gênero Dramaturgia: José Luis Villamarim.
Produtor parceiro: Lucas Zardo.
Núcleo de Filmes Janela Curta: Gerente de Produção Raphael Cavaco.
. Direção de Gênero Realities: Boninho.
Produtor parceiro: Rodrigo Tapias.
. Direção de Gênero Variedades: Mariano Boni.
Diretor Parceiro: Matheus Pereira.
. Direção de Gênero Festivais e Eventos: Raoni Carneiro.
Produtora parceira: Juliana Silleman.
. Direção de Gênero Humor: Patricia Pedrosa.
Gerente de Produção a definir.
. Direção de Gênero Auditório: Monica Almeida.
Produtores parceiros: Rodrigo Tapias e Matheus Pereira (SP).
. Direção de Diversidade e Inovação em Conteúdo: Samantha Almeida.
. Direção de Produção de Conteúdo: Fabiana Moreno.
. Direção de Talentos Artísticos: Bernardo Portugal.

Com esta estrutura, estamos prontos para ampliar nossa produção e, assim, atender às demandas de todas as plataformas Globo.
Neste trabalho, teremos a indispensável ajuda das áreas parceiras de operação dos Estúdios Globo: Infraestrutura & Serviços e Tecnologia.

Sucesso aos colegas que assumem novas funções.
O sucesso deles é o sucesso de todos nós.

Abraço,
Amauri"

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem