Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Daniela Lima chega à GloboNews para amortecer efeito do Pânico

Jornalista deixa CNN com a missão de frear crescimento da Jovem Pan diante do Estúdio i

A jornalista Daniela Lima, que trocou a CNN Brasil pela GloboNews @danielalimajornalista no Instagram - @danielalimajornalista no Instag
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chegada da jornalista Daniela Lima à GloboNews, onde comandará o Conexão, tem como propósito atrair o assinante para as manhãs do canal, mas, sobretudo, manter a atenção do público entre as 12h e as 13h, faixa em que o Pânico, da Jovem Pan, cumpre sua primeira metade no ar, com êxito de audiência. O objetivo é reforçar a fidelidade do espectador a partir das 9h30, novo horário do Conexão, e frear o crescimento da Jovem Pan já no início da tarde.

Além de fazer estrago na GloboNews e CNN Brasil das 12h às 14h, baixando também o fôlego do Estúdio i, o humorístico da Pan contagia a programação a seguir com noticiário que flerta mais com o entretenimento do que com o jornalismo, lançando análises que viralizam nas redes sociais.

De dois meses para cá, a Jovem Pan News já registrou vitórias importantes, como a liderança entre os canais de notícias pagos por tardes inteiras (das 12h às 18h) por duas vezes. No dia 30 de maio, o canal ficou em primeiro lugar no segmento das 12h até as 20h.

As mudanças estratégicas para reverter esse quadro vinham sendo estudadas pela GloboNews há pelo menos três meses. Na semana passada, esta coluna questionou a direção do canal sobre possíveis mudanças na faixa das 12h às 14h para amortecer o efeito do Pânico nas tardes da emissora, e questionou como enfrentar com notícias um programa cujo teor é norteado por entretenimento.

"Não haverá mudanças de apresentadores nem na grade das tardes da GloboNews", respondeu a assessoria do canal à coluna. "O canal é líder absoluto de audiência e seu compromisso com o jornalismo é e sempre será inegociável", conclui a nota.

Nesta quinta-feira (22), ao anunciar a contratação de Daniela Lima, que ficará no ar até as 13h, portanto afetando a faixa vespertina em que o canal negou haver mudanças, o comunicado da emissora anunciou ainda novos horários de grade, com o Conexão começando às 9h30, e não mais às 9h, e o Em Ponto ganhando Mônica Waldvogel como reforço, ao lado de Tiago Eltz.

Há um ano, quando assumiu o Estúdio i, Sadi obteve 0,81 ponto de audiência em seus primeiros dez dias no ar. Em seus últimos dias à frente do mesmo Estúdio i, Maria Beltrão registrou 0,71. Ocorre que a temperatura política trazida pelas eleições de 2022, fator que motivou a troca de apresentadoras do programa, se arrefeceu.

Em junho deste ano, nos índices computados até o dia 12, Sadi obteve 0,43 ponto das 13h às 14h, e 0,47 das 14h às 16h no PNT, o Painel Nacional de TV da Kantar Ibope Media, patamar que é quase metade do bolo conquistado há um ano.

Embora o Estúdio i eleve a audiência do canal, o "Pânico" cresce justamente em sua segunda hora no ar, quando Sadi entra em cena. É fato também que o Conexão vinha entregando o bastão para o Estúdio i com baixa performance. Na média de junho até o dia 12, dados obtidos pela coluna mostram que a GloboNews teve 0,32 ponto de média na faixa das 12h às 13h, esta que receberá o reforço de Daniela Lima a partir de julho.

Mesmo conquistando lideranças consolidadas ao longo de seis ou oito horas em ocasiões esporádicas, a Pan não chega a ameaçar a liderança da GloboNews no saldo mensal nacional, mesmo durante a bem-sucedida faixa vespertina, mas em São Paulo, região de maior consumo do país, e portanto de maior concentração de investimentos publicitários, o avanço da Pan já preocupa a GloboNews.

No PNT, a Pan já ultrapassa a CNN Brasil no horário e é hoje vice-líder no segmento de notícias da TV paga durante a tarde.

Confira o saldo de cada canal em junho, até o dia 12, entre as 11h e as 18h:

11h-12h: GloboNews (0,35); Jovem Pan News (0,13); CNN Brasil (0,10)
12h-13h: GloboNews (0,32); Jovem Pan News (0,19), CNN Brasil (0,07)
13h-14h: GloboNews (0,43); Jovem Pan News (0,33); CNN Brasil (0,09)
14h-15h: GloboNews (0,47); Jovem Pan News (0,29); CNN Brasil (0,11)
15h-16h: GloboNews (0,47); Jovem Pan News (0,29); CNN Brasil (0,15)
16h-17h: GloboNews (0,39); Jovem Pan News (0,21); CNN Brasil (0,18)
17h-18h: GloboNews (0,43); Jovem Pan News (0,27); CNN Brasil (0,14)

Registre-se daí também a capacidade de Daniela Lima de reverter audiência para a CNN Brasil desde a primeira hora do Poder 360, que ela comandou no canal até esta quarta-feira (21), quando se despediu do programa com um "até a próxima", em vez de "até amanhã".

Em São Paulo, o Estúdio i passa ainda mais aperto com o Pânico. Na faixa das 13h às 14h, a Jovem Pan News bateu a GloboNews no saldo total de junho na região, com um placar de 0,35 a 0,27 ponto.

A liderança da Pan em SP, ainda nos primeiros 12 dias de junho, é retomada às 15h e segue em frente, só com programas que propõem debates, como o Linha de Frente, Prós e Contras e Pingos nos Is.

Houve uma queda nos dados gerais de todos os canais de notícias, nessa mesma faixa horária das 11h às 18h, de maio a junho. O segmento abocanhou 0,81% da audiência de todos os televisores ligados na mostra nacional do PNT em junho (até o dia 12), das 11h às 18h, ante 1,09% em maio.

Pelos parâmetros de TV paga no Brasil, segundo projeções da Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência domiciliar no mercado nacional equivale neste ano a 84.372 lares

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem