Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Direção da CNN Brasil é acusada de constranger jornalistas

Sindicato diz ter recebido denúncias sobre pressão editorial; OUTRO LADO: canal informa que reitera compromisso com a ética

O presidente do Grupo Esfera João Camargo, que assumiu o comando da CNN Brasil em novembro passado - Foto: Ronny Santos/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um texto publicado pelo site do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo aponta para denúncias de interferências políticas na CNN Brasil. "Diferentes relatos de jornalistas a este Sindicato atestam que, desde a chegada do empresário João Camargo à presidência do conselho da CNN Brasil, no final de 2022, crescem as tentativas inaceitáveis de interferência empresarial no trabalho jornalístico dos profissionais da emissora", diz o texto.

"Demissões de profissionais teriam ocorrido logo após reportagens ou comentários que teriam desagradado membros dos Poderes da República", continua.

A coluna apurou que de fato há cobranças vindas de cima para poupar determinados nomes de escândalos ou notícias negativas. E embora isso não tenha começado com a chegada de João Camargo ao canal, a situação se tornou mais frequente após o início de sua gestão.

Os profissionais da casa não sabem até onde vai a pressão gerada por Rubens Menin, empresário proprietário da CNN no Brasil, e onde começa a de Camargo, que comanda o Esfera, grupo responsável por promover grandes encontros entre empresários.

O texto publicado pelo sindicato sublinha um episódio de 1º de junho, quando um erro de informação foi corrigido no ar, mas fez estrago nos bastidores. A notícia de que a Polícia Federal havia encontrado R$ 4 milhões na casa de um assessor do presidente da Câmara, Arthur Lira, logo foi desmentida e atribuída a pessoas ligadas à PF.

No Arena CNN, a seguir, uma tarja ao pé da tela questionava: "Erro da PF foi para atingir Arthur Lira?", questionava o programa.

O alto comando da CNN queria saber se alguém tentou "plantar" a notícia falsa com suposta intenção de prejudicar o político, com quem Camargo tem proximidade. Os dois jantaram juntos quatro dias depois, como observou a denúncia publicada pelo sindicato.

OUTRO LADO

Procurada, a CNN Brasil reagiu com nota enviada pela assessoria de imprensa: "A CNN Brasil reafirma que pratica as mais rígidas condutas da ética jornalística, além do cumprimento irrestrito das diretrizes globais da CNN Internacional."

"O respeito inegociável a estas diretrizes e às boas práticas do jornalismo pautam a atuação da CNN Brasil, que com apenas três anos de atuação no País, é referência em credibilidade, relevância e qualidade. A CNN Brasil ainda reforça que sempre esteve e segue de portas abertas e à disposição do Sindicato dos Jornalistas do Estado São Paulo."

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem