Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu CPI do 8 de janeiro

CNN Brasil bate Globonews em SP com áudio exclusivo

Mensagens de coronel obtidas por Daniela Lima levaram canal à liderança no segmento de notícias; GloboNews fica em 3º

Tela CNN Brasil breaking news
Daniela Lima na CNN Brasil - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Normalmente vice-líder no segmento de notícias na TV paga, a CNN Brasil ultrapassou os concorrentes entre as 14h58 e 17h55 de segunda-feira (8), empurrando a GloboNews, usualmente líder no nicho, para o 3º lugar, atrás da TV Jovem Pan. O ranking é da Grande São Paulo, região mais relevante para a TV por concentrar o maior número de consumidores e a maior verba publicitária do país.

O feito é mérito do material exclusivo levado por Daniela Lima à tela da CNN Brasil no horário, mostrando pela primeira vez mensagens que comprometem o coronel do Exército Élcio Franco, funcionário de confiança do governo Bolsonaro, ex-número 2 do Ministério da Saúde e assessor da Casa Civil.

Áudios ali apresentados apontam para sua presença no centro da conspiração que motivou a invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano.

Na Grande São Paulo, a CNN obteve 0,50 ponto na faixa horária do programa apresentado por Daniela, o CNN 360, ante 0,39 da Jovem Pan e 0,32 da GloboNews. Segundo esses parâmetros, cada ponto percentual na TV paga equivale a 25.238 domicílios, já que considera apenas a base de assinantes de TV.

Já no PNT, o Painel Nacional de TV, que reúne as 15 regiões metropolitanas de maior consumo, incluindo a Grande São Paulo, o Breaking News do áudio durante o CNN 360 ficou em 2º lugar, com 0,30 ponto, ante 0,53 da GloboNews e 0,29 da Jovem Pan. No PNT, cada ponto na TV paga corresponde a 84.372 lares. Por esse cálculo, a CNN teria alcançado 25.311 residências, mas quase a metade desse montante está em São Paulo.

Os diálogos revelados pela CNN entre o coronel Élcio Franco e o ex-major do Exército Ailton Barros foram obtidos no âmbito da Operação Venire, que investiga a falsificação de dados sobre a vacinação contra a Covid. De acordo com os áudios, Barros afirma que o melhor caminho seria "convencer o general Pimentel", chefe da Brigada de Operações Especiais de Goiânia, a prender o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem