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Zapping - Cristina Padiglione

Globo e Disney selam parceria inédita na coprodução de filmes

Acordo ainda terá de ser submetido ao Cade, prevendo a realização de quatro longas pelos próximos quatro anos

A Disney, que já absorve talentos consagrados pela Globo em suas produções (como Malu Mader na série 'Mila no Multiverso', disponível no Disney +), agora fará parcerias com a empresa brasileira - Fabio Braga/Divulgação
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São Paulo

A Globo fechou com a Disney um acordo relevante para a coprodução de filmes brasileiros, marcando a primeira parceria da empresa brasileira com a gigante mundial da indústria audiovisual no terreno das realizações de obras.

A aliança prevê a produção de quatro longas-metragens, com lançamentos anuais nos cinemas e segunda janela de exibição simultânea no Globoplay e em um dos serviços de streaming da Disney disponíveis no Brasil (Disney+ ou Star+).

O acordo ainda será submetido à avaliação do Cade, órgão responsável por garantir a livre concorrência no mercado brasileiro.


Detalhes sobre os filmes, como produtoras, datas de produção, títulos e elenco, serão anunciados ao longo da vigência do contrato, que permitirá uma distribuição maior dos longas-metragens da Globo pelo planeta, com base no alcance da Disney.

"O conteúdo brasileiro é o elemento central da oferta do Globoplay", reforça Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, no comunicado do acordo antecipado à coluna.

"Esta nova parceria com a Disney potencializa o alcance desse conteúdo ao permitir, de um lado, que os filmes contemplados no acordo cheguem a outros territórios cobertos pelo Disney+ e o Star+; e, por outro, que a janela de exibição em salas de cinema seja reforçada pelos esforços de marketing e distribuição dos dois parceiros."

"Ganham o consumidor e os criadores", conclui Brêtas. Atingir outros territórios com êxito tem sido um dos argumentos da Netflix na hora de seduzir criadores e atores brasileiros a aderirem aos seus projetos, que chegam a mais de 120 países. Agora, a parceria da Disney com a Globo, maior produtora de audiovisual nacional, dificulta a estratégia da concorrência.

Por outro lado, a Disney, com todo o seu potencial de produção e distribuição, até hoje não desenvolveu com a indústria brasileira um entendimento à altura de suas condições de produção e criação, de modo que a parceria com a Globo certamente pode lhe abrir novos caminhos.

"Estamos muito entusiasmados com esta nova parceria com a Globo e em oferecer aos fãs uma nova e emocionante jornada de entretenimento",diz Renato D'Angelo, Gerente Geral da The Walt Disney Company Brasil.

"Conteúdo local é um dos pilares de nossa estratégia e esse acordo irá trazer ainda mais conteúdos relevantes para nossa audiência, mostrando ao mundo a qualidade das produções brasileiras," complementa.

O Brasil é um dos países com maior consumo de vídeos do mundo, o que explica o interesse de empresas como Disney, Netflix, HBO, Google e Paramount a investirem nesse mercado.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

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