Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Série biográfica sobre Senna ignora Adriane Galisteu

Feita sob a bênção da família do piloto, produção define atores para viverem Xuxa, Galvão Bueno e Viviane Senna, mas não a última namorada

Foto de outubro de 1993 registrava Ayrton Senna e a namorada, Adriane Galisteu, no carro, após desembarcarem no aeroporto de Cumbica de volta de Lisboa, Portugal - 01.out.1993/Matuiti Mayezo/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Namorada de Ayrton Senna no último ano da vida do piloto, entre 1993 e 94, Adriane Galisteu não é nome previsto no elenco da série biográfica em produção pela Gullane Filmes para a Netflix.

A apresentadora Xuxa Meneghel, no entanto, que também teve um romance com o tricampeão de Fórmula 1, entre 1988 e 1991, é alvo de escalação para uma das personagens da produção, assim como Galvão Bueno e Viviane Senna, que deverá ser representada por Camila Márdila, como informou a coluna de Patrícia Kogut no jornal O Globo. Pâmela Tomé, ex-"Malhação" e "Orgulho e Paixão", está cotada para ser Xuxa.

Esta coluna apurou que nada indica na série de 6 episódios qualquer menção ao nome de Galisteu, que nunca mereceu da família Senna o reconhecimento sobre o crédito de viúva do piloto. Foi amplamente comentada, na época do funeral, em maio de 1994, a cena em que Xuxa fora acolhida pela família na van que conduziu os pais e irmãos de Senna até o túmulo do Cemitério Parque Morumby, em São Paulo, enquanto Galisteu fazia o trajeto a pé.

A obra, como informou a Netflix, tem participação ativa da família do piloto. O cineasta brasileiro Vicente Amorim assina como showrunner. A direção é de Vicente Amorim e Julia Rezende, que recentemente fez "Todo Dia a Mesma Noite", elogiada série da plataforma sobre o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS).

Consultada sobre a hipótese de ter sido procurada por alguém da Gullane, da família Senna ou do serviço de streaming a respeito do assunto, Galisteu não se manifestou. Pediu que a coluna conversasse com sua assessoria de imprensa, que informou que até agora ela ninguém a procurou para falar qualquer dado sobre a série.

A Netflix e a Gullane não confirmaram nem negaram a ausência de Galisteu, sob o argumento de que as informações, no momento, são sigilosas, por questões estratégicas de produção.

"Senna", batismo da produção, tem Gabriel Leone como protagonista, e vem sendo gravada na Argentina, vizinhança mais em conta para simular as passagens de Senna pela Europa. Alice Wegmann também é nome praticamente certo no elenco.

Gabriel Leone como protagonista de Senna, primeiro drama ficcional sobre o tricampeão mundial de Fórmula 1 - Raquel Espírito Santo/Netflix

Pilotos internacionais serão interpretados por atores estrangeiros, dando à produção diálogos em português e em inglês.

Leone é também protagonista de "Dom", série do Prime Video em que interpreta o protagonista Pedro Dom, alguém de trajetória diametralmente oposta à de Senna. Mas seu nome hoje tem razoável alcance mundial, lembrando que "Dom" é a produção de língua não inglesa mais vista do mundo pelo Prime Video.

"Senna" guarda alta expectativa da indústria audiovisual brasileira para sua projeção mundial, por tratar de um personagem com alta popularidade internacional. Embora já haja profissionais na Argentina preparando a pré-produção e escolhendo locações há mais de um mês, as gravações terão início em julho e devem seguir até o fim do ano.

A estreia está prevista para 2024, quando se completam 30 anos da morte de Ayrton Senna. Quem quiser saber mais sobre o acidente em San Marino, mas não sobre esses bastidores de romances do piloto, pode ver a série documental Olha o Que Ele Fez, sobre Galvão Bueno, que narrou todas as vitórias de Senna e foi grande amigo seu. O título foi lançado há duas semanas e está disponível no Globoplay.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem