Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Casagrande reverencia torcida do Corinthians em nova série

Produção em quatro episódios enumera glórias e conquistas de uma das mais apaixonadas torcidas do país

Walter Casagrande Jr.
O ex-jogador e cronista esportivo Walter Casagrande Jr. em cena na série Sou Corinthians, do Globoplay - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos maiores ídolos da história do Corinthians, o ex-jogador e cronista esportivo Walter Casagrande Jr. é um dos entrevistados da série original Sou Corinthians, que estreia neste 13 de janeiro no Globoplay.

Ao longo da série, Casão fala da sua ligação com o clube, dos títulos, da icônica parceria dentro e fora dos gramados com Sócrates e, claro, sobre o famoso movimento Democracia Corinthiana, que alimentou a consciência de muita gente desde 1982.

O ex-jogador se lembra do aviso que chegou aos dirigentes do clube: "Um general ligou e falou para que não jogássemos com a camisa escrito 'Dia 15 Vote'. 'O que vocês acham?' 'Nós vamos jogar com a camisa, sim'".

Esse episódio é de 1982 e dizia respeito à votação para governo do Estado, num período em que o Brasil ainda era regido pelo último presidente do rodízio promovido pela ditadura militar, iniciada com o golpe de 1964.

A Democracia Corinthiana marcou também a campanha das Diretas Já por meio de várias ações e pela participação direta de Casagrande, Sócrates e Wladimir no comício do Anhangabaú, em 1984.

Outro ex-jogador do Timão presente na série é Neto, apresentador da Band. Há ainda depoimento de Rivellino, idolatrado pela torcida, além de Basílio, Zé Maria, Marcelinho Carioca e Emerson Sheik.

Dirigida pelos jornalistas Edgar Alencar e Victor Pozella, a série Sou Corinthians mergulha na alma de uma turma que se reconhece como um "bando de loucos" de todas as idades, mostrando como as conquistas mais marcantes e as crises forjaram a paixão de ser corinthiano, condição, aliás, do atual presidente, Lula.

Imagens de arquivo de grandes glórias e depoimentos de torcedores compõem os quatro episódios da produção, com momentos-chave desses mais de 100 anos de história.

VEM AÍ

Outra série documental que está a caminho e já em fase de realização é focada na figura de Sócrates, ídolo estampado até hoje nas bandeiras da Gaviões da Fiel, a mais famosa das torcidas de futebol do Brasil. A direção é do cineasta Walter Salles, que já registrou depoimentos de familiares e amigos, como os jornalistas Juca Kfouri, José Trajano e, claro, Casagrande.

Uma terceira série, ainda em fase de ensaio, também sobre o Corinthians, é norteada justamente pela Democracia Corinthiana. O projeto é da cineasta e roteirista Moara Passoni e a realização está a cargo da Maria Farinha Filmes.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem