Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Sócrates ganha série documental pelas mãos de Walter Salles Jr.

Trajetória do eterno ídolo do Corinthians será revisitada por imagens, amigos e familiares

Sócrates em campo em 1981 pelo Campeonato Paulista, comemorando seu gol no empate entre as equipes do Corinthians e Santos em 2 a 2, no estádio do Morumbi - SÃO PAULO, SP, BRASIL, 27-09-1981
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A trajetória de Sócrates, um dos maiores ídolos da história do Corinthians, será resgatada e documentada em série dirigida pelo cineasta Walter Salles Júnior.

A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, em seu blog no UOL, e confirmada por esta coluna.

A produção terá quatro episódios e reunirá depoimentos de familiares e amigos daquele que foi um dos protagonistas da Democracia Corinthiana, movimento que marcou a história do futebol e endossou as Diretas Já, que pleiteava a retomada do direito de votar para presidente da República no Brasil após o fim da ditadura militar.

Formado em medicina, era carinhosamente conhecido como "doutor" e também chamado pelo apelido de Magrão. Sócrates esteve no palanque do histórico comício do Anhangabaú, em 1984, ao lado de Walter Casagrande Jr., também colunista da Folha, de Wladimir e do locutor Osmar Santos.

Kfouri, Casagrande e José Trajano --que chegou a morar com Sócrates em Firenze, na época em que ele jogou pela Fiorentina--, estão entre os nomes selecionados para gravar depoimentos, além dos filhos e irmãos do biografado, é claro, com o também ex-jogador Raí encabeçando a lista.

Sócrates foi a única unanimidade em uma pesquisa realizada em 2006 pela revista Placar para escolher o "time de todos os tempos" do Corinthians. Foi eleito em 1983 o melhor jogador sul-americano do ano e incluído por Pelé, em 2004, na FIFA 100, uma lista dos 125 melhores jogadores vivos da história na ocasião.

Elegante e generoso em campo, era cioso de um ativismo social e político. Foi eleito pelo jornal The Guardian como um dos seis esportistas mais inteligentes da história, sendo o único futebolista da lista, elaborada em 2015, pouco mais de três anos após a sua morte, ocorrida em dezembro de 2011.

Sócrates morreu aos 58 anos, em decorrência de problemas causados pelo alcoolismo.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem