Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu forças armadas

Como foi a passagem de Pelé pelo Exército?

Com narração de Tony Ramos, Esporte Espetacular mostra trajetória do Rei como soldado Nascimento

Animação de Pelé no Exército
Arte do Esporte Espetacular para ilustrar passagem de Pelé pelo Exército - Divulgação Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dias depois da comoção que tomou o país pelo funeral de Edson Arantes do Nascimento, as homenagens a Pelé seguem consumindo a programação da TV.

Neste domingo (8), o Esporte Espetacular aproveita a trajetória do Rei para lançar o quadro Causos da Bola, com a história do craque como soldado do Exército.

Na voz de Tony Ramos, o programa conta como o jogador, já reconhecido internacionalmente e campeão mundial com a seleção brasileira, em 1958, precisou, no ano seguinte, se dividir entre o futebol e o serviço militar.

O soldado Nascimento, que completaria 18 anos em novembro, se apresentou em fevereiro ao 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, em Praia Grande. Pelé tinha algumas regalias para conciliar as atividades no quartel com a vida de jogador no Santos, mas não foi liberado de tarefas como limpar e engraxar seus coturnos, lavar roupas e até ficar de sentinela.

Durante o período militar, o maior jogador da história do futebol marcou 14 gols em 10 partidas defendendo a seleção das Forças Armadas e ainda conquistou o título sul-americano de 1959, vencendo a Argentina em uma final que ficou marcada pelo fato de Pelé ter sido expulso do jogo.

Em 2010, quando completou 70 anos, o Rei recebeu uma homenagem do Exército Brasileiro. Um busto no Forte de São João, no Rio de Janeiro.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem