Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Globo constrói supermercado para série inédita nos novos estúdios

Criada e protagonizada por negros, 'Encantado's' traz Tony Ramos como bicheiro

Luís Miranda, Vilma Melo, Tony Ramos e elenco da série 'Encantados'
Luís Miranda faz selfie do elenco de Encantado's, série com Neusa Borges, Vilma Melo, Dandara Mariana e Tony Ramos, entre outros - @thaisinhapontes no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Inaugurado em agosto de 2019, o MG4, complexo de estúdios mais moderno dos Estúdios Globo (antigo Projac), em Curicica, no Rio de Janeiro, tem sido usado para gravar novelas desde "Amor de Mãe", especialmente os folhetins das nove. Agora, o espaço será pela primeira vez ocupado pelo complexo cenográfico de uma série, no caso, "Encantado's", originalmente produzida para o GloboPlay.

Criada e protagonizada por negros, a obra reproduz um supermercado do subúrbio carioca, no bairro Encantado, da vizinhança do Méier, que funciona como comércio durante o dia e como quadra de escola de samba durante a noite.

O cenário vem sendo 100% construído lá, com exteriores e interiores de ambientes, como uma estrutura real de um supermercado, e ficará montado até o fim das gravações, sem o monta e desmonta que antigamente seria necessário.

A história é de Renata Andrade e Thais Pontes, e vem sendo escrita pelas duas, ao lado de Chico Mattoso e Antônio Prata, que falou sobre a experiência de mergulhar neste universo em crônica na Folha.

Luís Miranda e Vilma Melo são irmãos que herdam do pai o pequeno supermercado. Apaixonado por Carnaval, ele transforma o espaço e os funcionários em um constante ensaio para o desfile da Intendente Magalhães, a chamada passarela do povão, onde desfilam as escolas do grupo D do Rio. Ali, cada lantejoula ofuscada pelos holofotes que só enxergam a Sapucaí pesa no esforço de sair da invisibilidade.

INVERSÃO DE PAPÉIS

Nesse universo de maioria negra, o branco mais famoso do elenco terá função de contraventor: Tony Ramos entra em cena como bicheiro. Djalma Durão, o Madurão, será inimigo da família de Heraldo (Luís Miranda) e Olímpia (Vilma Melo). Leandro Ramos será seu capanga.

O elenco conta ainda com Neusa Borges, Dandara Mariana, Evelyn Castro, João Côrtes, Augusto Madeira, Luelen Castro, Digão Ribeiro, Dhon Auguso, Du Moraes, Ludmila Anjos e Ramille. A direção está a cargo de Henrique Sauer e as gravações já começaram.

"Encantado's" faz parte da concretização de um discurso de diversidade que a Globo vem encampando com mais disposição de três anos para cá, com a chegada de profissionais negros à criação de suas histórias, e da ampliação racial em cena.

O trabalho de Renata e Thais e a chegada das duas à titularidade de uma obra ficcional em 11 episódios podem ser considerados um divisor de águas no esforço da maior produtora e distribuidora de audiovisual do país em inserir uma narrativa que não continue a tropeçar no olhar monocromático da branquitude.

A dupla de autoras foi revelada à emissora por meio de uma oficina de roteiristas da casa e chegou a integrar a equipe de redatores do "Zorra", último programa de humor da Globo, nas noites de sábado.

"Encantado's" será vista antes pelo GloboPlay e depois pela Globo.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem