Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Biblioteca da Vivi

Livro que deu origem à série da Globo, 'Sob Pressão' é um relato real e perturbador

Série de sucesso foi renovada para a quarta temporada

Evandro é atendido no Hospital São Tomé após tragédia no trânsito
Evandro é atendido no Hospital São Tomé após tragédia no trânsito - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O final bem-sucedido da terceira temporada de “Sob Pressão”, na semana passada (e a recente confirmação de que a série da Globo e da Globoplay terá continuação) é um convite para ler o livro que deu origem à atração. “Sob Pressão: A Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro” (R$ 34,90, 136 páginas, Globo Livros) é um depoimento real do médico Marcio Maranhão à jornalista Karla Monteiro.

Durante quase dois anos, ela acompanhou o jovem médico da zona sul carioca pelos hospitais por onde ele trabalhou, localizados em áreas de conflito armado da cidade. Karla coletou centenas de horas de entrevistas para escrever o relato, que pode até parecer ficção (recurso usado com parcimônia na série), mas é muito real.

Cheio de amor pela profissão e obstinado por seu trabalho, Marcio é interpretado na atração por Evandro (Julio Andrade), que, por sua vez, faz par romântico com a doutora Carolina (vivida pela ótima Marjorie Estiano). E, assim como seu personagem, o médico que deu origem à série não hesitou na hora de desafiar as autoridades e denunciar as condições do sistema de saúde público carioca.

A rotina de guerra de o médico enfrentou na vida real por mais de dez anos faz do livro um relato perturbador e direto. Curtinho e sem preliminares, é um tapa na cara do leitor. Nele, o cirurgião revê sua formação profissional, o começo dos plantões e o vício na adrenalina. E também fala das situações precárias em que chegou a operar, das enfermarias sem estrutura, assim como os departamentos de emergência.

Marcio Maranhão virou consultor técnico da série da Globo e atua nos bastidores da atração. E já declarou se identificar com os problemáticos personagens da Globo: tanto Evandro quando Carolina, que levam os problemas de casa para o hospital e vice-versa. 

GRUPO PLANETA E NETFLIX FECHAM ACORDO GLOBAL

Seguindo o caminho inverso ao do livro “Sob Pressão”, que deu origem à série da Globo (e de tantas outras obras que serviram de ponto de partida não só para séries, mas também para produções cinematográficas), o Grupo Planeta anunciou recentemente um acordo com a Netflix para a publicação de livros baseados em suas séries: os primeiros projetos que serão lançados são o sucesso “La Casa de Papel”, além de “Élite” e “La Casa de las Flores”, outros titulos queridos do público.

A editora também administrará os direitos internacionais de publicação de todos os livros que forem publicados. Os primeiros títulos começarão a chegar nas livrarias já no segundo semestre de 2019.
Paco Ramos, Vice-presidente de conteúdo Original da Netflix, destacou a importância da aproximação entre a literatura e os novos meios audiovisuais.


MAIS VENDIDOS

FICÇÃO
1    “A Garota do Lago”, de Charlie Donlea (Faro)
2    “Eleanor & Park - Slim”, de Rainbow Rowell (Novo Século)
3    “A Princesa Salva a si Mesma Neste Livro”, de Amanda Lovelace (Casa da Palavra)
4    “A Bruxa Não Vai para a Fogueira Neste Livro”, de Amanda Lovelace (Casa da Palavra)
5    “Box - HP Lovecraft”, de H. P. Lovecraft (Pandorga)

NÃO FICÇÃO
1    “A Arte da Sabedoria”, Baltasar Gracián (Faro)
2    “Mindset”, Carol Dweck (Objetiva)
3    “Sapiens - Uma Breve História da Humanidade”, Yuval Noah Harari (Publibook)
4    “O Livro da Psicologia”, (Globo)
5    “Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estes (Rocco)

AUTOAJUDA
1    “A Sutil Arte de Ligar o Foda-se”, de Mark Manson (Intrínseca)
2    “O Milagre da Manhã”, de Hal Elrod (Record)
3    “Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século”, de Augusto Cury (Saraiva)
4    “Minutos de Sabedoria (Simples)”, de Carlos Torres Pastorino (Vozes)
5    “Mais Esperto que o Diabo”, Napoleon Hill (CDG)

Fonte: Livrarias Saraiva (de 22 a 28.jul.2019)
 

Biblioteca da Vivi

Vivian Masutti, 35, é jornalista formada pela Cásper Líbero e bacharel em letras (português e francês) pela USP (Universidade de São Paulo), onde também cursou a Faculdade de Educação e obteve licenciatura plena em língua portuguesa. No Agora, é coordenadora da Primeira Página.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem