Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Barbie

Barbie e Ken? Conheça Beto, o namorado da boneca Susi, inspirado em Roberto Carlos

'Roberto era a representação do jovem moderno da época', diz o biógrafo do cantor, Paulo Cesar de Araújo; lançado em 1974, Beto vem causando arrepios em quem vê fotos na internet

A boneca Suzie e seu namorado Beto
A boneca Suzi e seu namorado, Beto - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Fenômeno entre as gerações dos anos 1970 e 1980, a boneca Suzi nadou de braçadas no mercado brasileiro muito por causa da falta de uma concorrente à altura. Fabricada pela Estrela, ela foi lançada no país em 1966, enquanto a Barbie só chegou em 1982.

O ano do lançamento de Susi coincide com o auge da Jovem Guarda, por isso a Estrela nem pensou duas vezes quando decidiu que, assim como a Barbie americana (ela ja fazia sucesso lá mas aqui ainda não existia), a Suzi também teria um namorado —e ele seria inspirado no grande ídolo do movimento musical.

Isso foi em 1974, e a Estrela optou por criar um boneca à imagem e semelhança de Roberto Carlos. "Cabeludo e com figurino pop, o Roberto era a representação do jovem moderno daquela época", diz Paulo Cesar Araújo, autor da biografia censurada de Roberto e de "Roberto Carlos Outra Vez: 1941-1970).

Com olhos castanhos cor de mel, movimentos na cabeça e articulações nos braços e pernas, o namorado da Susi usava roupas iguais às de Roberto e o mesmo penteado adotado por ele, mas em anos anteriores —em 1974 ele já havia entrado numa fase mais romântica, e seus cabelos eram cacheados.

"Certamente a Estrela pensou no sucesso que o cantor fazia com a mulherada, elas queriam um cara diferente dos caretas e quadrados da época", afirma Araújo. Foi então que a fashionista Susi juntou-se ao descolado (para os padrões dos anos 1970) Beto.

Com o sucesso do recém-lançado filme da Barbie, fotos antigas de Susi e Beto viralizaram. Por mais que haja um sentimento de nostalgia, os comentários, em sua maioria, fazem troça dos bonecos, considerados toscos, feios, assustadores até. "É uma cruza de Justus com Portiolli e Coraline", tascou, sem dó, um internauta. Semelhanças com Silvio Santos e Tom Cavalcanti também foram apontadas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem