Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Erasmo Carlos

Erasmo Carlos: Expert comenta cinco grandes canções da parceria com Roberto Carlos

'Detalhes' e 'Além do Horizonte' fazem parte da seleção de Paulo Cesar de Araújo, biógrafo do Rei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Foram mais de 500 canções ao longo de uma parceria profissional que estava prestes a completar 60 anos. Morto nesta terça-feira (22), no Rio de Janeiro, de causa não divulgada, Erasmo Carlos, 81, formou com Roberto Carlos uma das mais longevas e prolíficas dupla de compositores do país.

Erasmo Carlos e Roberto Carlos se abraçam, em clima triste, na missa de sétimo dia da mãe de Erasmo, em 2004
Erasmo Carlos ganha um abraço de Roberto na missa de sétimo dia da mãe do Tremendão, em 2004: amigos de fé, irmãos camarada - Marcelo Carnaval /Ag. O Globo

Os dois trabalham juntos desde 1963, e exceto por um ano de afastamento após uma briga, em 1966, jamais se separaram. Eram amigos de fé, irmãos camarada. Parceiros. Justamente quando fizeram as pazes, no fim de 1967, deu-se início a uma fase de muita inspiração e efervescência criativa.

"Eles voltaram com tudo e, dali para frente, compuseram alguns dos maiores clássicos da música brasileira", diz Paulo Cesar de Araújo. Biógrafo "proibido" de Roberto, ele lista cinco destaques do repertório da dupla.

Cinco músicas de Erasmo e Roberto que calam fundo ao coração

  1. Se Você Pensa

    Com os versos "Se você pensa que vai fazer de mim / O que faz com todo mundo que te ama / Acho bom saber que pra ficar comigo / Vai ter que mudar", a música foi composta em 1968. "É da fase do Roberto com a Nice, a primeira esposa", conta Araújo. O parceiro Erasmo mais uma vez o ajudou a encontrar as palavras certas para dizer o que sentia.

  2. Detalhes

    Roberto começou a compor sozinho, em São Paulo, este que é um dos maiores clássicos da música popular brasileira. Um bloqueio criativo, no entanto, o levou a telefonar para Erasmo, que estava no Rio, pedindo que o ajudasse a terminá-la. Ele foi ao seu encontro, numa tarde chuvosa na capital paulista -e deu no que deu. Lançada por Roberto em 1971, foi regravada por Erasmo, em dueto com Gal Costa, em 1980.

  3. Sentado à beira do caminho

    "Preciso acabar logo com isso / Preciso lembra que eu existo / Que eu existo....". Composta pela dupla em 1969, foi lançada e gravada por Erasmo. "É a música mais conhecida de sua carreira", afirma o pesquisador.

  4. As Curvas da Estrada de Santos

    "Um música muito triste e bonita, de um homem que sai dirigindo, solitário", comenta Araújo. É da safra de 1969 e, ao ser interpretada por Elis Regina em um show no canecão, no Rio, levou Erasmo, na plateia, às lágrimas, enquanto dizia para si mesmo: "A gente é legal, porra! Taí a prova de que nós somos legais!", como Araújo conta em seu livro "Roberto Carlos Outra Vez".

  5. Além do Horizonte

    Lançada por Roberto em 1975, foi regravada por Erasmo com o amigo de infância Tim Maia, em 1980, no disco "Eramos Carlos Convida".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem