Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

As demissões e as trocas mais impactantes da TV em 2023

Com ano difícil financeiramente, todas as grandes redes de televisão demitiram; contratações aconteceram em menor número

Daniela Lima: saída da CNN e chegada na Globo foi uma das grandes trocas da TV em 2023 - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

O ano de 2023 foi atípico na televisão brasileira . Talvez "atípico" seja um adjetivo um pouco forte demais, mas o fato é que, com dificuldades financeiras, todas elas demitiram grandes nomes, em áreas diversas como o jornalismo e o esporte.

Mesmo profissionais históricos, com anos de estrada, não foram poupados e se viram desafiados a mudar e buscar "novos rumos", para usar um clichê das mensagens de despedida para os colegas.

Os cortes aconteceram especialmente na Globo e na Record. A emissora líder passou por um período de demissões entre os meses e março e maio, para equacionar os seus custos com o que vinha arrecadando.

A primeira vítima foi Cléber Machado. Com 35 anos de emissora, um dos principais locutores esportivos da TV foi dispensado. O mesmo aconteceu com Jota Júnior, que tinha 23 anos de empresa dedicados especialmente ao SporTV.

Na área esportiva, a Globo também desligou nomes importantes como Hortência Marcari, Clayton Conservani, Maurício Noriega, Carlão do vôlei, entre outros jornalistas dos bastidores.

No jornalismo geral, os cortes foram ainda mais severos. Repórteres e apresentadores experientes como Giuliana Morrone, Fábio William, Marcello Canellas, Eduardo Tchao, César Galvão e Fabio Turci foram desligados.

No artístico, mais atores passaram a ter contrato por obra com a Globo, o que não configura demissão, mas um "novo modo de negócios". Casos de Paolla Oliveira, Regina Casé, Marcelo Adnet, entre outros. Já Fernanda Gentil pediu a rescisão de seu contrato e deixou a Globo após mais de uma década.

Em junho, uma troca surpreendente na TV brasileira: Daniela Lima, estrela da CNN Brasil, trocou o canal de notícias de Rubens Menin e passou a ser âncora do Conexão GloboNews no canal de notícias da Globo.

Cortes e trocas em outras emissoras

A Record demitiu principalmente no seu jornalismo, para tentar chegar a um equilíbrio após ter R$ 500 milhões de prejuízo em seus balanços em 2022.

Ao todo, foram mais de 100 desligados em todas as áreas. Entre nomes conhecidos, estiveram as jornalistas Thalita Oliveira, Patrícia Costa, Janine Borba, Lucas Pereira, Roberto Thomé e Mylena Ciribelli, além dos repórteres Sylvestre Serrano e Adriana Rezende.

O SBT não fez nenhum corte que chocou. Benjamin Back, dispensado em abril, foi recontratado em novembro e apresentará uma nova atração. Quem também chegou foi Cléber Machado, ex-Globo, para ser titular da emissora nos esportes.

Na Band, Magno Navarro, que estava no esporte da Globo, assinou com a emissora para atuar em programas da emissora. A saída mais chocante foi no artístico: Faustão deixou de ter um programa em horário nobre na rede do Morumbi e se aposentou da TV.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem