MasterChef, o mistério: Reality vai mal na Band e bate recordes no streaming
Programa tem pior temporada da história em audiência na TV, mas nunca foi tão visto no digital
No ar desde agosto de 2014 com temporadas seguidas na Band, o MasterChef não vive a melhor fase de audiência na Band. Outrora uma das maiores audiências da emissora, a atual temporada tem o pior número desde a estreia.
Mas isso está longe de significar um fracasso. O reality comandado por Ana Paula Padrão nunca foi tão visto no YouTube e na HBO Max, plataformas de streaming onde está disponível atualmente.
Segundo dados de audiência levantados pelo F5, a décima temporada da versão com cozinheiros amadores do programa, atualmente no ar, tem média de 2,1 pontos na Grande São Paulo. O recorde do programa foi em 2015, quando a segunda temporada marcou 7,1 pontos. Nesta fase, a final chegou a cravar 10,1 de média e alcançou o primeiro lugar, vencendo a Globo por mais de uma hora.
Mas se está mal nos números, porque o MasterChef segue no ar? Simples: mesmo com o resultado abaixo do esperado, trata-se do melhor desempenho de um programa da Band na faixa das 22h30 durante a semana. Além disso, o programa tem uma coleção de patrocinadores. Só para a atual fase, foram 13 marcas, um número altíssimo para a TV aberta.
Possuem contrato com a Band para anunciar no MasterChef as empresas Barilla, BemBrasil, Brastemp, Cacau Show, Café L'or, Eisenbahn, Mitsubishi, Pão de Açúcar, Piracanjuba, Royal Prestige, Salsaretti, Seara e Zero-Cal. Junto ao sucesso publicitário que ainda existe, está o grande êxito na internet.
No YouTube, a temporada 2023 da versão com amadores tem média de 1,8 milhão de visualizações por episódio. Por lá, a Band costuma dividir o programa em cinco partes.
Mesmo disponibilizado gratuitamente pela plataforma de vídeos do Google, o MasterChef também vai bem na HBO Max, onde entrou neste ano por causa da fusão entre Warner e Discovery --que é parceira da TV do Morumbi na atração.
Desde a estreia da fase deste ano em maio, o MasterChef figura frequentemente no top 10 da plataforma. Na semana pessada, chegou a ficar em quinto lugar na HBO Max, superando grandes produções, como a série original Yargi.
Além da fase com amadores, que termina em setembro, a Band ainda colocará no ar ainda neste ano as versões com chefes de cozinha profissionais; e o MasterChef+, com cozinheiros amadores acima dos 60 anos de idade.
Comentários
Ver todos os comentários