Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Para se popularizar, streamings viram os maiores anunciantes dos intervalos da televisão

Estudo inédito mostra que plataformas são as campeãs de inserções na TV aberta e na paga

Bárbara Reis como Aline em cena de 'Terra e Paixão', de Walcyr Carrasco
Bárbara Reis em cena de "Terra e Paixão", da Globo, produto mais visto da TV aberta: streaming usa grande audiência para se popularizar - João Miguel Júnior/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Apesar do avanço de outras telas, a televisão aberta ainda é o meio de comunicação mais popular do Brasil —e também o que mais arrecada com publicidade. Tanto é que alguns concorrentes têm usado o bom e velho intervalo comercial para se popularizar no país.

Nesta sexta-feira (11), em que se comemora o Dia da Televisão no Brasil, o F5 teve acesso a um levantamento inédito feito pela plataforma de inteligência de mídia Tunad que mostra quais são as marcas que mais apareceram nos intervalos das emissoras em 2023. E são os serviços de streaming que lideram.

O Globoplay, da Globo, aparece em primeiro lugar, com 37,7 mil inserções, todas elas no intervalo da líder de audiência. O segundo lugar é da marca de sabonetes Dove, que apareceu 24,6 mil vezes nas cinco maiores redes do país —Record, SBT, RedeTV! e Band, além da Globo. Completa o pódio a operadora de TV paga Sky, com 24 mil aparições.

Apesar de ter alcançado o terceiro lugar no ranking, a Sky não realiza veiculação de inserções nos intervalos desde junho. Completam o top 10 as empresas Claro, Rexona, Viva Sorte, Mercado Livre, Banco do Brasil, Bradesco e Vivo. O monitoramento acompanhou todas as principais TVs nas 15 principais metrópoles do Brasil que têm medição dos índices de audiência pelo Kantar Ibope.

O levantamento da Tunad demonstra a força da TV para alavancar o online. Na TV paga, dentre as dez marcas que mais anunciaram, 40% são serviços de streaming. Quem lidera esse ranking é o Disney + (44,2 mil inserções).

Na sequência, aparecem a operadora Claro (38,1 mil) e a agência de viagens Max Milhas (35,5 mil). Completam o top 10 os streamings Star + e HBO Max, a empresa de perfumaria Natura, a escola de idiomas Open English, o Globoplay, a marca de colchões Emma e a empresa de apostas Betano.

Em relação ao valor médio gasto entre as empresas que mais anunciaram na telinha durante o primeiro semestre de 2023, o montante alcançou R$ 67,3 milhões na TV aberta e R$ 18,7 milhões na TV por assinatura.

"Diante desse cenário, o Dia da Televisão no Brasil ganha mais significado, uma oportunidade para reconhecer o papel desse meio de comunicação na vida de milhões de brasileiros, permanecendo como um pilar central da cultura, do entretenimento e também no fomento do digital no país", diz Ricardo Monteiro, COO da Tunad.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem