Justiça obriga Patrícia Poeta a encontrar colunista da RedeTV! que ela está processando
Apresentadora da Globo não queria ir à audiência de conciliação, mas juíza negou pedido
A Justiça de São Paulo negou um pedido da apresentadora Patrícia Poeta, da Globo, na ação criminal que ela move contra o comentarista Alessandro Lo-Bianco, do programa A Tarde é Sua, apresentado por Sônia Abrão na RedeTV!. Patrícia não queria comparecer à audiência virtual de conciliação para que se chegasse a um acordo amigável entre as partes —algo natural em processos do gênero.
A reportagem teve acesso à petição de Poeta. Os advogados da jornalista alegaram que ela se sentiria constrangida e abalada ao ter que depor na presença, mesmo virtual, de Lo-Bianco. Patrícia o acusa de perseguição com a criação de informações falsas sobre os bastidores da Globo, como a de uma suposta relação ruim com Manoel Soares, recentemente demitido da emissora após 21 anos.
O Ministério Público, chamado a se manifestar antes da decisão da 26ª Vara Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), recomendou que a juíza Ana Claudia dos Santos Sillas, que cuida do caso, negasse a solicitação. Para o MP, a presença de Poeta era indispensável para explicar seu ponto de vista.
A juíza, então, concordou. "Considerando que a audiência de conciliação pautada será realizada por meio virtual e que não haverá qualquer possibilidade de exposição das partes ou de tumulto neste Fórum Criminal, não há motivo que justifique a dispensa da participação da querelante, até por ser uma importante oportunidade para que as partes se reconciliem e seu comparecimento pessoal reforça esta possibilidade", afirmou a magistrada na sua decisão.
O encontro entre Patrícia Poeta e Alessandro Lo-Bianco vai acontecer em 7 de agosto, às 13h. Patrícia também processa Sonia Abrão, apresentadora do programa, em outra ação. Sonia já tem uma tentativa de conciliação com Patrícia marcada para o próximo dia 2 do mês que vem.
Na ação, Patrícia juntou cerca de 40 páginas de reportagens e descrições de ofensas que teria sofrido no A Tarde É Sua, além de informações que não seriam condizentes com a realidade dos bastidores. Antes de levar o caso para a Justiça, Patrícia enviou uma notificação extrajudicial em que solicitava uma retração no programa de Sônia e Lo-Bianco.
Os dois não pediram desculpas e zombaram a apresentadora nas redes sociais.
Patrícia não quer uma indenização financeira, e sim uma condenação por injúria. Se condenados, eles podem ser punidos de três meses a um ano de prisão em regime semiaberto. No entanto, Sonia e Lo-Bianco não devem ser presos. Nessas situações, a pena costuma ser convertida em prestação de serviços à população.
Comentários
Ver todos os comentários