Televisão

Vivianne Pasmanter lembra da vilã Laura de 'Por Amor': 'Afogue-se em lágrimas, queridinha'

Novela de Manoel Carlos volta ao ar nesta segunda (29), na Globo

Vivianne Pasmanter é Laura, em "Por Amor", novela de 1997
Vivianne Pasmanter é Laura, em "Por Amor", novela de 1997 - Divulgação/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma das cenas que já se tornaram clássicas de "Por Amor", novela de Manoel Carlos de 1997, Eduarda (Gabriela Duarte) joga a sua rival Laura (Vivianne Pasmanter), que está em uma cadeira de rodas se recuperando de um acidente de carro, na piscina.

O embate entre a mocinha e a vilã pelo amor de Marcelo (Fábio Assunção) foi um dos destaques da trama, que volta ao ar nesta segunda-feira (29), no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo. "O curioso dessa cena é que muita gente acha que fui eu [a Laura] que joguei a Eduarda na piscina", relembra Vivianne Pasmanter em conversa com o F5.

Não é de se estranhar a confusão do público, já que a personagem da atriz, embora não fosse uma vilã tradicional (papel cumprido na história pela megera Branca, interpretada por Susana Vieira), fez muitas armações para acabar com o relacionamento do casal protagonista: Eduarda e Marcelo. 

Não conseguiu, mas conquistou a simpatia do público, que chegou a torcer por Laura e rejeitar a mocinha Eduarda –até uma página na internet foi criada pedindo a morte da personagem de Gabriela Duarte no início da novela. 

"Pois é...o pessoal gostava dela [da Laura]. Ela era toda errada, mimada e tal, mas ela queria só o amor dela [o Marcelo], não queria fazer o mal pelo mal. Até hoje as pessoas lembram da Laura", comenta a atriz.

Vivianne destaca também outro momento forte de "Por Amor": quando a vilã conta para Eduarda que está grávida de gêmeos de Marcelo. "Ela termina a cena dizendo: 'Afogue-se em lágrimas, queridinha'. Encontrei uma vez um fã que estava com uma camiseta estampada com essa frase", contou. 

Para a atriz, o mais interessante de Laura e dos personagens escritos por Manoel Carlos é que eles "são humanos", e fogem de maniqueísmos. "Todo o mundo tem lado bom, lado ruim, faz coisas certas e erradas. Se você for pensar a mocinha da novela [Helena, papel de Regina Duarte] trocou um bebê. Tem coisa mais errada que isso?".

Na trama principal de "Por Amor", Helena dá o seu filho vivo pelo bebê morto de Eduarda.  A proposta da trama era justamente questionar: O que você seria capaz de fazer por amor?

Vivianne afirma que o maior desafio para ela ao interpretar Laura foi entender como, mesmo levando tantos foras de Marcelo, ela continuava obcecada por esse amor. "A Laura foi um trabalho bem rico. No começo, eu tive essa dificuldade de entendê-la. Como assim? O outro [Marcelo] fala na cara dela que não gosta dela, e ela sorri. Então, criei uma ideia de as coisas se passarem muito na cabeça da Laura. Para a personagem, o Marcelo ainda não sabia que a amava", explica. 

Para a atriz, Manoel Carlos teve uma "sacada de mestre" quando pensou no fim da vilã. O helicóptero em que Laura está cai no mar, e só o piloto Nando (Du Moscovis) consegue se salvar. O corpo dela, porém, nunca é encontrado.

Em uma das últimas cenas da trama, Eduarda atende o telefone de sua casa, mas ninguém responde. Ela, no entanto, escuta uma canção de ninar, mesma música que Laura costumava colocar para infernizar a sua vida. Fica, portanto, a dúvida: será que a vilã não morreu?

Em entrevista à Folha quando a novela estava prestes a acabar, Manoel Carlos confessou que se entristeceu ao dar um fim trágico à personagem de Vivianne. "Eu penei de tristeza. Acho a Laura muito forte para ter um fim medíocre, contemporizador. Ela vai morrer e continuar, de alguma maneira, presente na vida de todos."

Para Vivianne, fazer a Laura foi um grande presente. "Ela tinha que pagar pelo que fez durante toda a novela. Ele [Manoel Carlos] matou a personagem, mas conseguiu deixar o público com a pulga atrás da orelha", afirmou.

Reprisada pela segunda vez no Vale a Pena Ver de Novo —a primeira foi em 2002—, a atriz diz que vai tentar rever a trama. "É gostoso ver um trabalho antigo, que você fez há tanto tempo". Nesta primeira semana, "Por Amor" vai dividir a faixa com os capítulos finais de "Cordel Encantado". O Vale a Pena Ver de Novo vai ao ar após ‘O Álbum da Grande Família’.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem