Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Quarto episódio de 'Xuxa, o Documentário' escancara os abusos de Marlene Mattos

Ex-empresária não percebe até hoje o mal que fez à apresentadora

Xuxa e Marlene Mattos se reencontram depois de 19 anos de rompimento
Xuxa e Marlene Mattos se reencontram depois de 19 anos de rompimento - Blad Meneghel/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O tão esperado embate finalmente aconteceu. Originalmente anunciado para o quinto e último episódio de "Xuxa, o Documentário", o reencontro entre a apresentadora e sua ex-empresária, Marlene Mattos, foi incluído no quarto episódio da série, "Encontros e Despedidas", disponibilizado nesta quinta (3) pelo Globoplay.

Foi a primeira vez que as duas se viram pessoalmente em 19 anos. Não se abraçaram, sequer se tocaram. Sentadas no auditório da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, mantiveram a distância de uma cadeira entre si. Mas se trataram com cordialidade e deram algumas risadas. No entanto, só os olhos de Xuxa se encheram de lágrimas.

A conversa começa num tom ameno, com ambas aparentemente dispostas a assumir parte da culpa pela separação. Só que não demora para Xuxa passar a insistir que foi uma declaração infeliz de Marlene que a fez decidir pelo divórcio profissional.

"Por que você me disse que não queria mais trabalhar com criança, que odiava criança?", pergunta Xuxa várias vezes. O diálogo teria se dado depois do incêndio que consumiu o cenário do programa "Xuxa Park", em 2001, um caso traumático narrado no episódio anterior.

Marlene não se lembra. Xuxa repete a pergunta, traz detalhes, aparenta ainda estar machucada. A ex-empresária apenas admite que, se disse mesmo tais coisas, foi só para encher o saco.

A impressão que fica é que Xuxa se agarra a este momento para justificar a ruptura, mas esta viria de qualquer jeito. Porque Marlene realmente a tratava de maneira abusiva. Assume alegremente que trancava a apresentadora em quartos de hotéis, e que faria tudo de novo. Xuxa, por sua vez, concorda que permitia tais abusos, mesmo já sendo mulher feita.

Mas sabe o que acontece quando um comportamento abusivo não é repelido? Ele só aumenta. Há um momento especialmente chocante no episódio. Xuxa recebe uma homenagem em seu próprio programa, comandada pelo falecido apresentador J. Silvestre. De repente, sem que ela soubesse, um convidado é anunciado: ninguém menos do que o pai da apresentadora, com quem ela não falava há anos.

Luiz Floriano Meneghel então sobe ao palco e abraça a filha, que chora de cabeça baixa e não corresponde ao abraço. Um momento extraordinariamente constrangedor, e uma exposição desnecessária da intimidade de Xuxa.

Ideia de quem? De Marlene, que só pensava na audiência. Esta surpresinha desagradável já justificaria uma demissão por justa causa, mas Marlene ainda permaneceria muitos anos no cargo.

O mais incrível é que a ex-empresária não se arrepende de ter feito isto. Afirma que acertou mais do que errou, o que pode até ser verdade. Mas não ter noção até hoje do estrago emocional que causou em Xuxa é simplesmente estarrecedor.

O reencontro termina sem reconciliação. Xuxa já deu entrevistas dizendo que saiu muito decepcionada. Marlene, que vem sendo procurada pelo F5, ainda não compartilhou sua versão.

A parte final de "Encontros e Despedidas" trata das muitas perdas que Xuxa sofreu nos últimos anos. Morreram o pai (com quem ela se reconciliou depois que a filha Sasha nasceu), a mãe, dois irmãos e Maria, a funcionária que se tornou uma espécie de segunda mãe.

Xuxa lembra de todos com tristeza, claro, e ainda se revela madura ao admitir que foi egoísta ao pedir a Deus que não levasse sua mãe, já totalmente debilitada pelo mal de Parkinson.

O processo de amadurecimento de Xuxa é o grande arco dramático da série. Vemos como a menina linda, espontânea e manipulável vai se transformando numa senhora, ainda linda, e plenamente dona de si mesma – de seu corpo, seus erros e suas opiniões.

O quinto e último episódio promete mais revelações dolorosas, pois vai abordar o abuso sexual de que Xuxa foi vítima quando menor de idade. Vem mais sarrafo por aí, preparem-se.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem