Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Mãe de Larissa Manoela parece mais interessada na opinião pública que em reconquistar a filha

Entrevista de Silvana Taques ao SBT trouxe argumentos fracos e não convenceu

A atriz Larissa Manoela com a mãe, a pedagoga Silvana Taques, em foto publicada por ela nas redes sociais - @larissamanoela no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há cerca de 10 dias, o Brasil não tem outro assunto. Parece que não há nada mais de importante acontecendo no país e no mundo, porque boa parte das atenções está voltada à treta entre a atriz Larissa Manoela e seus pais e ex-empresários, Silvana Taques e Gilberto Elias.

Como só quem acabou de chegar de Marte ainda não sabe, Larissa deu uma entrevistadora devastadora ao Fantástico (Globo) no domingo retrasado (13), contando que rompeu com os pais por causa do controle férreo que eles exerciam sobre seu dinheiro e até mesmo sua vida pessoal. Mostrou, em prints do WhatsApp, que precisava pedir que a mãe transferisse R$ 10 por Pix para sua conta, para comprar um simples milho na praia.

O programa alcançou ótima audiência e a repercussão foi gigantesca. Na quarta (6), Silvana falou sobre o caso à colunista da Folha Mônica Bergamo. Contou que ela e o marido vêm recebendo ataques incessantes na internet, que a filha tinha acesso a cartões de crédito e podia comprar o que quisesse, e que o namoro da atriz com o ator André Luiz Frambach não foi o pivô do rompimento entre eles. Mas admite: "Eu aceitei, mas não concordei".

Pai nenhum tem que concordar ou discordar do namoro de uma filha de 22 anos. Maior de idade, a moça tem autonomia para fazer as escolhas que quiser, sem precisar da aprovação de ninguém. Só essa frase já demonstra a dificuldade de Silvana em perceber que sua filha cresceu e hoje é uma mulher adulta.

No domingo (20), o programa Domingo Legal exibiu trechos de uma conversa que Silvana Taques teve com Chris Flores. A jornalista parecia estar pegando leve com sua entrevistada, que até fingiu chorar em dados momentos, apesar dos olhos ostensivamente secos. A internet caiu de pau em ambas.

Quis o destino que o Fantástico desse mesmo dia exibisse uma segunda parte da entrevista de Larissa, ainda mais impactante que a primeira. A atriz mostrou prints de conversas pelo WhatsApp que provam que, mesmo de posse de cartões de crédito sem limites, ela precisava pedir autorização para adquirir itens mais caros, como um sapato de grife.

Também revelou que ficou três meses sem plano de saúde, cortado pelos pais. E ainda exibiu uma longa e delicada mensagem que mandou para a mãe no Natal, pedindo que as duas se reconciliassem. Silvana respondeu com um singelo "vai à merda".

Esse novo depoimento enfraqueceu muito a entrevista de Silvana exibida na segunda (21) pelo SBT, que havia sido gravada na sexta anterior. Chris Flores não pôde confrontá-la com esses novos dados, mas pelo menos tocou no assunto do milho na praia e em outras restrições que Larissa teria para acessar suas contas ou acompanhar a movimentação de seus próprios negócios.

O objetivo de Silvana Taques parecia ser colocar a opinião pública ao seu lado. Só que os argumentos que ela apresentou foram bem pouco convincentes, ainda mais à luz das novidades trazidas por Larissa na noite anterior.

Ela preferiu estressar as origens humildades da família no interior do Paraná e a luta para estabelecer a carreira da filha em São Paulo, primeiro como modelo e depois como atriz mirim. Uma luta rapidamente bem-sucedida, aliás. Larissa fez sucesso de cara e amealhou milhões de fãs na internet.

Não faltou a música melosa, típica do SBT, para embalar essa história de "superação". Silvana abusou de clichês como "qual mãe que não erra" e "se eu pequei, foi pelo excesso de zelo". Então tá.

Logo antes, Chris Flores fez uma longa defesa de seu estilo de entrevistar. Chegou a lembrar que o AI-5 não está em vigor, como se exibir uma entrevista em que uma mulher verte lágrimas de crocodilo fortalecesse a nossa democracia. Não a conheço pessoalmente, mas tenho o maior respeito profissional por ela –e também por minha colega Rosana Hermann, que, na sua coluna de segunda (21), tomou as dores de Chris.

No entanto, acho que ela realmente foi "acolhedora" demais, para usar suas próprias palavras. Todos os lados de uma questão precisam ser ouvidos, é claro, mas é preciso manter um certo distanciamento (e digo isso para mim mesmo, que às vezes me empolgo demais com as palavras de um entrevistado).

Sinto que essa história ainda não foi toda contada. Para chegar aonde chegou, com acusações de parte a parte em plena TV aberta, é porque a treta é realmente muito séria, e talvez vá além do mero aspecto financeiro.

Há um elefante na sala, que é André Luiz Frambach. Hoje (22), o colunista Lucas Pasin, do UOL, revelou que a Globo optou por não mostrar o final da resposta de Silvana à mensagem de Natal enviada pela filha, para não invadir ainda mais a intimidade de família.

"Esqueci de te desejar... que você tenha um ótimo Natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk". Evangélica, Silvana não esconde seu preconceito contra as religiões afro-brasileiras. O que nem é bem o caso dos Frambach, que seguem a doutrina espírita de Allan Kardec.

Há um lado meu que se sente mal por penetrar na privacidade alheia, mas convém lembrar que foram os próprios envolvidos que escancararam suas portas. Essa discussão toda serve para discutirmos a maneira como os pais administram as carreiras dos filhos famoso, as próprias relações interfamiliares e até mesmo a postura que o jornalismo precisa adotar numa situação dessas.

Larissa Manoela não quer mais briga, muito menos judicializar o caso. Já informou que vai deixar para os pais todos os R$ 18 milhões de seu patrimônio, acumulados ao longo de quase 20 anos. Está certa ela. É jovem, linda e desenvolta. Está no início de uma nova e promissora fase, e pode enriquecer novamente em curtíssimo prazo.

Mas eu, se fosse ela, ainda assim processaria os pais, por uma razão mais singela. Por que eles nunca matricularam a filha num curso de interpretação? Larissa ainda tem os tiques de criança-prodígio, e teve uma interpretação pífia na novela "Além da Ilusão", sua estreia na Globo. Apesar do óbvio talento, ainda precisa ser muito burilada para começar a ser boa atriz.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem