Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

É incrível que alguém ainda defenda o comportamento abusivo de Marlene Mattos com Xuxa

Reencontro entre a apresentadora e sua ex-empresária dividiu opiniões na web

Xuxa Meneghel e sua ex-empresária Marlene Mattos - Instagram/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Encontros e Despedidas", o quarto episódio da série "Xuxa, o Documentário", chegou à plataforma Globoplay na noite de quinta (3), trazendo o momento mais esperado pelo público: o primeiro reencontro em 19 anos da apresentadora com sua ex-empresária, Marlene Mattos.

A conversa entre as duas alterna momentos tensos com outros descontraídos, em que ambas relembram, aos risos, alguns episódios do passado. Mas o saldo final é amargo: Xuxa se revela decepcionada com Marlene, que não se arrepende de absolutamente nada do que fez.

E ela fez muito. Claro que boa parte do sucesso avassalador da Rainha dos Baixinhos pode ser creditado a esta maranhense de baixa estatura e enorme determinação. Provavelmente, Xuxa não teria se tornado uma popstar internacional não fosse pela disciplina rígida e pela extenuante rotina de trabalho impostas por Marlene.

Só que, o próprio episódio deixa claro, Marlene extrapolou em muito as funções de mera gestora profissional. Já comentei, numa coluna anterior, o absurdo que foi forçar um encontro em frente às câmeras da apresentadora com seu pai, com quem ela andava rompida. Marlene não consultou a artista e ainda se meteu num conflito familiar pela pior das razões: queria dar ibope.

Xuxa também lembra que Marlene a acompanhava nas consultas com ginecologistas, e fazia questão de conferir se estava tudo em ordem "lá embaixo". Na boa: quem é que tem autorização para agir assim? Nem maridos costumam ir com suas mulheres ao ginecologista.

Há um outro abuso notável de Marlene, que o episódio não cita, mas que foi lembrado por Xuxa no programa "Saia Justa", em março passado. A apresentadora conta que queria injetar silicone nos seios depois do nascimento de Sasha, e acabou sendo operada por uma médica sugerida pela empresária.

Quando acordou da cirurgia, descobriu que seus peitos estavam muito maiores do que ela queria. Além disso, sua barriga havia passado por uma lipoaspiração, e botox aplicado ao redor de seus olhos. Parece um filme de terror, mas nem por isso Xuxa rompeu sua parceria com a empresária.

Mesmo com tantas barbaridades sendo reveladas, Marlene Mattos caiu nas graças de uma parte dos internautas. O perfil da empresária no Instagram está repleto de elogios por sua coragem, garra, energia. Muita gente declara que mudou de ideia sobre ela e tem até quem diga que virou fã.

Parte dessa aprovação pode ser creditada a uma certa fadiga com Xuxa. A apresentadora vem sendo celebrada na mídia desde o início de 2002, mas, como qualquer figura pública, está longe de ser uma unanimidade. Ainda há quem a veja como uma boboca e, nesse contexto, Marlene passa a ser vista como o gênio que transformou barro em ouro.

Também há quem tenha comprado o discurso pseudo-feminista vendido pela própria Marlene que reitera diversas vezes que ela e Xuxa eram duas mulheres numa indústria dominada por homens. Sim, é verdade, mas vamos combinar que não há luta contra o machismo que justifique uma cirurgia plástica não autorizada.

Xuxa demorou muito, muito, muito tempo para perceber que vivia uma relação abusiva –o que, aliás, é comum neste tipo de relação. Foi só depois que Sasha nasceu que a apresentadora se deu conta da ganância desenfreada de Marlene, que não respeitava os limites da intimidade e ainda tratava sua empresariada como uma criança, uma incapaz.

Marlene ameaçava Xuxa dizendo que iria pegar a primeira menina que passasse na rua e torná-la uma rival da apresentadora, mas o fato é que jamais chegou nem perto do sucesso que tiveram juntas. A carreira pós-Xuxa da empresária é extraordinariamente irregular: a empresária teve passagens efêmeras por vários canais de TV, empresariou artistas e atletas, se envolveu em diversos negócios que não deram certo. Estava meio esquecida, até surgir esta série documental.

Agora pode aproveitar a fama reconquistada e os novos admiradores. E continuar não se arrependendo de nada, porque, pelo visto, o que não falta neste mundo é gente disposta a passar pano para abusador.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem