Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Sem Faustão e Silvio Santos, a era dos grandes apresentadores está chegando ao fim

Os mais velhos vêm saindo de cena, e os jovens não conseguem se firmar

Roberto Carlos e Silvio Santos
Silvio Santos e Roberto Carlos no canal 7, antiga TV Record - Divulgação/TV Record
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É algo que já vinha sendo previsto fazia tempo e que só foi confirmado por dois acontecimentos nas últimas semanas. A era dos grandes apresentadores da televisão brasileira, com salários fabulosos e poder considerável, está se aproximando de seu final.


O primeiro desses acontecimentos foi a saída repentina de Fausto Silva da Band. Seu programa na emissora, exibido nas noites de segunda a sexta, não deu certo. A estrutura cara demais e a dificuldade em trazer novidades todos os dias resultou em baixa audiência, poucos anunciantes e um prejuízo milionário.

Fausto Silva no Faustão na Band - Renato Pizzutto/Band

O segundo acontecimento foi a ausência de Silvio Santos no especial que celebrou os 60 anos de seu programa. O dono do SBT se tornou uma presença rara no vídeo, e devemos nos acostumar com a ideia de que, aos 92 anos de idade, ele talvez não volte mais.

Silvio e Faustão são os remanescentes de uma casta que dominou a nossa TV desde o início da década de 1960. Ícones como Chacrinha, Gugu Liberato, Hebe Camargo, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti, Dercy Gonçalves e mais alguns outros, não muitos, comandavam programas de auditório, ditavam tendências e estabeleciam uma conexão íntima com o telespectador.

Cantores e cantoras que estiveram na festa de 60 anos do Programa Silvio Santos
Cantores e cantoras que estiveram na festa de 60 anos do Programa Silvio Santos - Divulgação


Claro que ainda existem ótimos apresentadores, alguns deles faturando em um mês o que muitos de nós não ganharemos em dez anos. A Globo conseguiu injetar sangue novo em seu plantel com Marcos Mion e Luciano Huck, e os veteranos Serginho Groisman e Ana Maria Braga seguem a todo vapor. No SBT, Eliana e Celso Portiolli continuam firmes. A Record conta com Rodrigo Faro.

Só que nenhum deles chega a 20 pontos de audiência, um número que seria considerado irrisório nos bons velhos tempos. Chama a atenção também o fato de todos terem mais de 20 anos de carreira. É sintomático que nenhum nome mais jovem tenha conseguido se firmar.

Entre as mulheres, a dificuldade parece ser ainda maior. Fernanda Gentil saiu da Globo depois de se aventurar em formatos que fracassaram. Sabrina Sato deixou a Record e voltou para o Grupo Globo, mas não tem uma atração para chamar de sua. Xuxa é figura constante em talk shows, mas o único programa que comandou nos últimos anos foi o reality "Caravana das Drags", na Amazon Prime Video.

O fenômeno não se restringe ao Brasil. Nossos vizinhos na América Latina, onde já brilharam o chileno Don Francisco ou as argentinas Susana Giménez e Mirtha Legrand, tampouco têm substitutos à altura para suas lendas da TV. Europa e Estados Unidos são diferentes: lá nunca houve um apresentador do tamanho de Silvio Santos, por exemplo, até porque os programas de auditório são mais raros.

O Brasil parece estar se aproximando desse modelo. É importante frisar que os apresentadores não irão desaparecer da televisão. Mas deverão estar cada vez mais atrelados a formatos específicos, e bem poucos estarão à frente de programas com seus próprios nomes.

Ou seja: o espectador sintonizará cada vez menos um determinado canal para assistir a um determinado apresentador. Foi-se o tempo em que essa figura carismática bastava para segurar o Ibope, não importando quem fossem os convidados do programa.

Alguns anos atrás, Silvio Santos me impressionou profundamente com seu domínio sobre a câmera e a plateia. Era uma edição corriqueira do Programa Silvio Santos. O "patrão" anunciou que um dos grandes sucessos daquela semana nas rádios brasileiras era uma música de Anitta. A tal da faixa começou a tocar em playback. As colegas de trabalho dançavam e batiam palmas e o próprio Silvio parecia se divertir muito, num clima de alegria contagiante. Detalhe: Anitta não estava no programa. Não era necessária a presença dela.



Qual outro apresentador das novas gerações conseguiria fazer o mesmo?

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem