Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Faustão na Band tem prejuízo estimado em R$ 40 milhões

Valor resulta dos investimentos acumulados desde a criação do programa, ainda em 2021

Faustão deve permanecer no ar até o dia 31 de maio - Renato Pizzutto/Band
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Embora a Band não comente cifras referentes a salários e prejuízos, internamente é estimado em pelo menos R$ 40 milhões o buraco hoje acumulado pelo programa de Fausto Silva. Isso engloba investimentos em salários da equipe, incluindo os vencimentos do apresentador, reforma de estúdios, cenário e gastos de produção.

Consta que Faustão embolsava na Globo mais de R$ 5 milhões mensais, mas esse valor embutia parte do bom faturamento trazido por merchandisings, como acontece na Band.

A equipe de produção na Band envolvia mais de 100 pessoas, ao menos inicialmente, sem contar as bailarinas, que eram 30 fixas no total, mais 5 em stand by --10 a mais que na Globo. O elenco de dançarinas foi desfeito no final do ano passado, mantendo um grupo de profissionais sob aviso para participações esporádicas, de acordo com a necessidade dos quadros apresentados.

Além dos gastos diretos, há ainda os custos indiretos provocados pela chegada do programa. Parte do estacionamento da sede da Band, no bairro do Morumbi, em São Paulo, foi tomada por uma nova estrutura, para abrigar o público que chega à emissora para ocupar o auditório.

E como um dos dois estúdios da TV passou a ser reservado unicamente ao programa, o Masterchef Brasil teve de procurar outro local para abrigar seu cenário de grandes proporções, demandando o aluguel dos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP), durante o ano todo.

No final de 2022, a direção da Band tentou arrefecer notícias sobre o prejuízo trazido pela atração citando dados sobre faturamento. Faustão, segundo a emissora, seria responsável por metade do que a casa arrecadava com publicidade. A questão é que essas cifras não seriam suficientes para cobrir os gastos necessários.

A direção da Band chegou a cogitar a exibição do programa apenas por duas vezes na semana, mas reduzir a frequência não compensaria o custo de já ter um cenário montado e uma equipe contratada para tanto. Essa solução só traria três buracos à grade e a necessidade de se inventar outro conteúdo para cobrir o horário, sob o risco de piorar a audiência e prejudicar a formação do hábito do telespectador, que já não saberia ao certo em quais dias da semana encontrar Fausto Silva na tela.

Nesta quinta-feira (18), a Band anunciou que Faustão ficará no ar só até o fim de maio. João Guilherme, seu filho, e Anne Lottermann, tocarão o programa até o fim de junho, com apoio de reprises. A emissora planeja criar outra atração para a faixa das 20h30, de custos menores, a partir de julho.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem