Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Faustão deixa a Band após 1 ano e 5 meses no ar

Apresentador ficará no programa só até o fim de maio; filho e Anne Lottermann assumem horário

Anne Lottermann e João Guilherme Silva comandarão programa a partir de junho, sem Faustão - Rodrigo de Moraes 17.jan.22/Band
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um ano e cinco meses após estrear seu programa diário na Band, Fausto Silva acertou sua saída da emissora. O apresentador ainda gravará novas edições e ficará no ar apenas até 31 de maio, com futuro incerto na TV. De toda forma, a ideia é fazer uma despedida formal no ar, algo que ele não teve oportunidade de fazer quando a Globo o tirou de cena em junho de 2021, há quase dois anos.

A informação sobre sua saída foi antecipada pelo colunista Lucas Pasin, do UOL.

Com outro nome, ainda a definir, Faustão na Band deverá ter seu formato mantido até segunda ordem, até para honrar compromissos comerciais já assumidos com anunciantes. O comando ficará com João Guilherme, filho de Fausto Silva, e Anne Lottermann, que deixou a Globo em 2021 para aceitar a proposta do apresentador em trocar de canal.

Coadjuvantes do programa até aqui, os dois vão se tornar protagonistas do palco. O desempenho dos dois nesse novo papel determinará as diretrizes a seguir, levando a Band a buscar novas alternativas a partir de julho.

Faustão na Band já havia sido desidratado do ano passado para cá, perdendo seu corpo fixo de bailarinas e outros funcionários da produção, mas o retorno de audiência não tem sido suficiente para cobrir os investimentos feitos pela emissora no ano passado. A média na Grande São Paulo tem oscilado entre 1 e 2 pontos, menos da metade do que alcança o Jornal da Band, por exemplo, exibido pouco antes.

Cada ponto de audiência na região equivale neste ano a 206.674 telespectadores, segundo dados projetados pelo instituto Kantar Ibope Media.

Paralelamente a essa medida de emergência, a direção da Band começa a estudas outras possibilidades de formato para o horário. A emissora amargou 20 anos de ostracismo na faixa das 21h, com uma hora diária locada para R.R.Soares e seu conteúdo religioso, período que só teve coragem de encerrar para apostar em Fausto Silva.

O apresentador definiu sua ida para a emissora ainda em 2021, ano em que deveria permanecer na Globo até dezembro, completando 33 anos de casa. Mas o anúncio antecipado de que deixaria a TV dos Marinhos para voltar à rede da família Saad, onde a Globo foi buscá-lo em 1988, levou a emissora a tirá-lo do ar antecipadamente.

Faustão carregou parte da equipe para a Band, inclusive o diretor Cris Gomes, que por enquanto segue na emissora após a sua saída. A diretora e roteirista Leonor Corrêa, irmã do apresentador, contratada também em 2021 para ajudar a implementar o programa na Band, deixou a atração ainda no ano passado, para assumir outra diretoria na empresa, da qual se desligou no início do ano, sem perspectivas de novos projetos.

O investimento inicial do Faustão na Band não economizou no tamanho da equipe, com mais de 100 pessoas, incluindo mais de 30 bailarinas, e em tecnologia. O programa promoveu mudanças estruturais na emissora, desalojando o Masterchef Brasil do maior estúdio da sede no Morumbi e levando o reality gastronômico a buscar abrigo como inquilino dos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).

A estreia chegou a bater a Record, com quase 10 pontos de audiência, mas esse número nunca mais se repetiu e já ao longo da primeira semana no ar, a atração encostou em 4 pontos, para se estabilizar nos 2 ao longo do primeiro ano no ar.

O contrato de Fausto Silva com a Band teria duração até 2026. Advogados do apresentador trabalham na melhor forma de conciliar com a emissora uma possível rescisão, mas, neste momento, não há qualquer perspectiva de vê-lo em outro programa, seja na emissora ou em outro canal.

Embora tenha ganhado fama pelo Perdidos na Noite, um programa que fazia sucesso sem dispor de grande estrutura, e portanto de baixo custo de produção, como era o Perdidos na Noite, Faustão se habituou na Globo a ter todos os investimentos que considerava ideais para colocar um programa no ar, e por anos a fio o seu faturamento fez jus às apostas.

Mas a verba publicitária mudou de mãos, fragmentou-se em mais pedaços, e os valores gigantes que antes ficavam nas mãos de poucos passaram a se dividir entre mais veículos e mídias. Um dos pontos cruciais no desgaste das relações entre Faustão e a direção da Globo foi justamente a necessidade de cortar gastos, algo que atingiu todas as áreas da emissora e passou a determinar mudanças profundas desde 2020, com uma nova direção na empresa.

Ao trocar de canal, o apresentador tentou manter os investimentos a que estava acostumado, mas o mercado já não comportava aquela estrutura toda. Profissionais da equipe do apresentador costumavam dizer que ele ainda não havia "caído na real" sobre um novo mundo de distribuição de valores, dos gastos aos ganhos.

A Band distribuiu o seguinte comunicado: "Em comum acordo com a Band, o apresentador Fausto Silva deixará o programa diário no segundo semestre. Ao sair, Faustão terá comandado com competência e profissionalismo as noites da Band por um ano e meio. O "Faustão na Band", com mais de 700 horas de programação, 350 edições e a participação dos maiores nomes da classe artística do Brasil, trouxe alegria, diversão e informação para milhões de famílias brasileiras. A Band seguirá investindo nesta faixa de entretenimento com atrações diárias e novidades que serão anunciadas em breve."

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem