Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Por que a gravidez de Claudia Raia incomoda tanta gente?

Grávida aos 55 anos, atriz foi alvo de críticas cruéis na internet

Claudia Raia anuncia gravidez do terceiro filho aos 55 anos ao lado do marido, o ator Jarbas Homem de Mello - Instagram/hugogross
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma semana atrás, Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello divulgaram no Instagram que a atriz espera por seu terceiro filho. Uma gravidez que pegou todo mundo de surpresa, inclusive o casal: afinal, Claudia está com 55 anos (e terá 56 quando o bebê nascer) e já passou da menopausa. Como é que pode uma coisa dessas?

Muito se especulou nos dias seguintes sobre essa gravidez tardia. A atriz teria congelado seus óvulos e feito fertilização in vitro, e estaria mentindo ao dar a entender que engravidou naturalmente. Como era mais do que esperado, Claudia recebeu mensagens de apoio de muita gente, mas também foi alvo de críticas cruéis. Por quê, afinal? O que ela fez de tão errado?

"Irresponsável", reclamaram alguns internautas. "Mulher branca e rica", resmungaram outros, como se isso fosse um crime. Houve até quem a acusasse de transar sem proteção com o próprio marido.

Aqui na Folha, a colunista Cristiane Gercina, do blog Colo de Mãe, escreveu que Claudia Raia "presta um desserviço" às mulheres que não conseguem engravidar, ao não revelar sua "técnica de sucesso". "Aos 55 anos, as chances de uma gravidez natural são praticamente nulas", cravou Cristiane.

Pois é, "praticamente" não significa que seja impossível. E não foi: em entrevista ao Fantástico deste domingo (25), Claudia revelou que, mesmo depois da menopausa, ainda lhe restavam três óvulos nas trompas. É um caso raríssimo, confirmado por seus médicos. Por isto mesmo, não serve de exemplo para ninguém.

O que serve é a empolgação de Claudia e Jarbas, que serão pais numa época em que já poderiam ser avós. Adepta de um estilo de vida saudável, a atriz está em plena forma, e aparenta ter todas as condições físicas e psicológicas para cuidar de uma criança pelos próximos anos.

Essa mesma exuberância de Claudia Raia pode ajudar a explicar a onda de ódio que a atingiu. Seu talento natural foi abençoado com uma grande dose de sorte, e hoje ela é uma mulher bem-sucedida, feliz no casamento, segura financeiramente e mãe de dois filhos lindos. Claudia "ticou" todas as caixinhas no teste da felicidade. Como se não bastasse, ela e Jarbas foram premiados na última edição do Prêmio Bibi Ferreira, que destaca os melhores do teatro em São Paulo.

É óbvio que tantos sucessos pessoais e profissionais incomodam quem se sente trapaceado pela vida. O que fazer para se proteger de tanto mau-olhado? A própria Claudia dá a receita: a onda de amor que vem recebendo é maior do que qualquer crítica, o que a fortalece e encoraja.

A entrevista a Renata Ceribelli no programa dominical da Globo serviu para esclarecer as circunstâncias dessa gravidez e a calar a boca de quem se acha no direito de julgar a vida íntima de terceiros.

Mas há uma decisão pessoal de Claudia e Jarbas que pode influenciar o Brasil pelas próximas décadas, e é justo que a discutamos aqui. Afinal, Claudia é a mãe do Enzo "primordial" –ao batizar com esse nome o primogênito que teve com Edson Celulari, ela detonou uma moda que já dura 25 anos. Enzo se tornou um dos nomes mais populares do país.

Qual será o nome do próximo bebê, e será que ele também vai viralizar?

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem