Tony Goes

Substituições como as de Deborah Secco são raras, mas acontecem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A notícia pegou todo mundo de surpresa: apesar das gravações já iniciadas, Deborah Secco vai sair de "Verdades Secretas", a próxima novela da Globo na faixa das 23 h. A atriz descobriu que está grávida.

É uma pena que ela perca um dos principais papéis da trama de Walcyr Carrasco, pois Deborah vem crescendo muito como atriz nos últimos anos. Enquanto que a televisão quase que só lhe confia personagens com pegada cômica, no cinema ela brilhou recentemente como a jovem aidética do filme "Boa Sorte" (2014), de Carolina Jabor.

A pena ainda é maior quando lembramos que Deborah precisou sair de "Boogie Oogie", a penúltima novela das 18h exibida pela Globo, para se preparar para "Verdades Secretas", onde faria a mãe de uma adolescente que disputa o mesmo homem com a filha.

Não é uma substituição fácil. Não são muitas as atrizes desta faixa etária, por volta dos 35 anos, que convencem como mãe de filhas crescidas e ainda conservam intacto o "sex appeal". Ou melhor, atrizes há muitas: não há estrelas como Deborah, requisito necessário para protagonizar uma novela.


Uma xará dela está sendo sondada: Débora Falabella, de férias no exterior, ainda não confirmou se aceita o papel. Vai ser uma mudança e tanto, pois são atrizes de registros bem diferentes.

Mudanças como esta, quando a produção já deslanchou, costumam ser traumáticas. Felizmente, são bastante raras.

Um exemplo relativamente recente foi a troca de Ana Paula Arósio por Paolla Oliveira em "Insensato Coração" (2011). Ana Paula simplesmente não deu as caras em Florianópolis, onde seriam gravadas externas para a novela, e teve seu contrato rescindido com a emissora. Praticamente abandonou a carreira depois deste episódio: hoje vive semi-reclusa no interior de São Paulo, e jamais deu uma entrevista explicando o que aconteceu.

Como se fosse pouco para uma trama das 21 horas perder sua mocinha, "Insensato Coração" também teve que trocar de vilão. Fábio Assunção, que faria par romântico com Ana Paula Arósio, precisou se afastar porque, na época, ainda lutava contra o vício em cocaína. Gabriel Braga Nunes entrou em seu lugar.


Um caso de menor repercussão, mas ainda mais dramático, se passou com a novela "Pé na Jaca" (2006). Nair Bello já havia gravado algumas cenas como d. Gioconda quando sofreu três paradas cardíacas e precisou ser internada. Foi substituída por Arlete Salles e, infelizmente, nunca mais se recuperou, falecendo em abril de 2007.

Há poucos meses, a pré-produção de "Favela Chic" —a próxima novela das 21 h da Globo, assinada por João Emanuel Carneiro— viu seu ator principal sair do elenco, Murilo Benício. Depois de muitos testes, Alexandre Nero ficou com o personagem. Uma situação que não é a ideal para a Globo, já que Nero acabou de estrelar "Império" e deveria ficar algum tempo fora do ar. Mas, como as gravações ainda não começaram, nada foi perdido.

"Verdades Secretas" perdeu, e muita coisa terá que ser refeita. Mas cenas como a que Deborah Secco fez na São Paulo Fashion Week terão que ser simplesmente limadas. É um perrengue e tanto, mas não há filme ou programa no mundo que não esteja sujeito a este tipo de imprevisto.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias