Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Por que a Buba de 'Renascer' mudou de pessoa intersexual para mulher trans na nova versão da novela?

Autor Bruno Luperi acha que público entenderá melhor o drama da personagem

Buba (Gabriela Medeiros): personagem de 'Renascer' teve grande mudança no remake da Globo - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Odeio história de bicha. Pode existir, pode aceitar, mas não pode transformar isso em aula para as crianças. Tenho dez netos, quatro bisnetos e tenho um baita orgulho, porque são tudo macho para cacete", disse Benedito Ruy Barbosa ao jornal Extra durante a festa de lançamento de sua última novela inédita, "Velho Chico", em março de 2016.

Mesmo assim, o autor se contradizia. Ele já havia criado um personagem gay, o vaqueiro Zaqueu, alvo de bullying constantes na primeira versão de "Pantanal". A trama de Zaqueu foi estendida e teve um final feliz no remake assinado pelo neto de Bendito, Bruno Luperi, exibido pela Globo dois anos atrás.

E também houve Buba, uma das figuras mais controversas da "Renascer" de 1993. À época, ainda estava em uso o termo hermafrodita para pessoas que nascem com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas típicas de masculino e feminino. Hoje, o correto é intersexual, a letra I da sigla LGBTQIA+.

A primeira Buba, interpretada por Maria Luísa Mendonça, tinha os aparelhos genitais feminino e masculino. Havia sido batizada de Alcides quando nascera, mas passou a se identificar como mulher a partir da adolescência. A pedido de seu namorado Zé Venâncio (Taumaturgo Ferreira), ela aceita fazer uma cirurgia para se redefinir anatomicamente como mulher.

Mas agora Buba é uma mulher transexual. Agora vivida por Gabriela Medeiros, Buba se vê obrigada a revelar sua verdade no pior momento possível: quando vai transar pela primeira vez com Zé Venâncio (Rodrigo Simas, na nova versão).

Ainda não está claro se a nova Buba fez uma cirurgia de readequação genital. É bem possível que não tenha, e nem pense em fazer. A nova geração de mulheres trans acha que a operação é uma agressão física grande demais, e prefere manter tudo "de fábrica". Certa vez, a cantora trans Candy Mell me disse numa entrevista: "não há nada errado com meu corpo".

Zé Venâncio se horroriza, num primeiro momento. Acha que se transar com uma mulher como Buba, estará se transformando num homem gay. Depois o amor fala mais forte, e ele volta a procurá-la. Mas ainda há um obstáculo considerável pela frente: o patriarca da família, o coronel José Inocêncio (Marcos Palmeira), um ho mem conservador do interior da Bahia e pouco afeito a novidades.

"A Buba ser uma pessoa intersexo na primeira versão foi um assunto muito bem estabelecido, muito bem colocado e que trouxe muitos avanços", disse Bruno Luperi em entrevista recente. "A necessidade de uma nova leitura sobre aquilo, diante do cenário de hoje, na minha concepção, se mostrou importante. A ideia não é tirar uma questão, mas sim adicionar novas camadas e trazer o assunto da diversidade, o assunto de gênero sob uma nova perspectiva que permita que mais discussões sejam feitas".

No fundo, o autor está tornando Buba um pouco menos misteriosa e um pouco mais familiar ao público. A intersexualidade é um fenômeno raro: segundo a ONU, entre 0,05 e 1,7% da população mundial é intersexual. Isso daria até três milhões de pessoas no Brasil, mas é um segmento ainda com pouquíssima visibilidade.

Já as pessoas transexuais se tornaram uma constante na nossa TV. Tivemos personagens trans marcantes em novelas recentes como "A Força do Querer" e "A Dona do Pedaço". A comediante Nany People parece estar em todos os programas. E Maria Clara Spinelli interpreta Renée em "Elas por Elas", que vem sendo bem-aceita pelo público.

Agora veremos uma mulher trans disputando um homem cis com uma mulher cis. No caso, Eliana, a ex-mulher de Zé Venâncio, feita por Sophie Charlotte. Qual das duas vencerá?

Na versão de 1993, Taumaturgo Ferreira acabou brigando com Benedito Ruy Barbosa, e foi eliminado da novela – seu personagem morre assassinado. Buba então se envolve com um irmão deste, José Augusto, com quem se casa no final.

É mais que provável que Bruno Luperi decida outro destino para Buba. Vamos prestar atenção.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem