Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Treta entre Baby do Brasil e Ivete Sangalo já virou o meme do Carnaval, mas também serve de sinal de alerta

Ex-integrante dos Novos Baianos não tem noção de onde pregar a sua fé

Ivete Sangalo canta 'Macetando' e tem debate sobre apocalipse com Baby do Brasil, no Carnaval de Salvador
Ivete Sangalo canta 'Macetando' e tem debate sobre apocalipse com Baby do Brasil - Reprodução/Bandplay
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Todos atentos porque nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e dez anos. Procure o Senhor enquanto é possível achá-lo. Obrigada, galera".

Foram essas palavras alvissareiras que Baby do Brasil achou apropriadas para o Carnaval de Salvador: lembrar aos foliões de que o fim está próximo.

A reação de Ivete Sangalo já entrou para a história. A cantora ficou "perplecta", para usar a grafia jocosa que a web adotou para escrever "perplexa". E desancou a colega com elegância: "não tem apocalipse certo".

Baby ainda pediu a Ivete que cantasse "Pequena Eva" na sequência, mas a baiana preferiu seguir o setlist e foi mesmo de "Macetando", seu grande hit atual. À outra só restou soltar um "ô, glória".

Para além da falta de noção de Baby do Brasil, outra coisa me chama a atenção. É a desfaçatez como alguns evangélicos (não todos, claro) esquecem-se do limite entre público e privado, e chegam a desrespeitar a fé alheia com seu, digamos, entusiasmo (não quero dizer fanatismo).

Por todo o Brasil, multiplicam-se ataques a terreiros de religiões de matriz africana. Estátuas de entidades afro-brasileiras são depredadas, enquanto erguem-se monumentos à Bíblia. Bibliotecas públicas proíbem livros como os da saga infanto-juvenil, que falam de feitiçaria.

A cantora fluminense nem participa de uma igreja das mais restritivas. Tem denominações por aí que proíbem qualquer tipo de dança. Na verdade, ela fundou sua própria igreja, o Ministério do Espírito Santo em Nome do Senhor Jesus Cristo.

OK, a treta entre Baby e Ivete não chega aos pés da gravidade de nada disso. Mas me deixou encafifado. Seria um teaser do que vem por aí?

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem