Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes
Descrição de chapéu novela Taís Araújo Globo

Taís Araújo no comando de Popstar seria um sinal de novos tempos?

Escalação da atriz para o programa é positiva, mas ainda falta muito

Taís Araújo é a personalidade da capa da revista Claudia
Taís Araújo é a personalidade da capa da revista Claudia de Abril - Luiz Crispino/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pressionada pelas redes sociais e até pelo Ministério Público do Trabalho por causa dos poucos atores negros na novela “Segundo Sol”, a Globo se mexeu. Na quinta-feira passada (17), a emissora anunciou que Taís Araújo será a nova apresentadora do concurso musical Popstar, cuja segunda temporada estreia em setembro.

A atriz não será a primeira pessoa negra a comandar um programa de variedades no canal. Seu marido Lázaro Ramos até já emplacou uma atração criada por ele mesmo, “Lazinho e Você”, exibida em 2017 nas tardes de domingo. E Camila Pitanga comandou diversas edições do “Som Brasil”, musical que era exibido nas madrugadas de sexta para sábado.

Mas o Popstar está num patamar acima. Mesmo que, a exemplo do que aconteceu no ano passado, também seja exibido nos domingos à tarde (seu novo horário ainda não foi anunciado), o programa tem produção e acabamento dignos da faixa nobre. É um produto importante da casa.

A escalação de Tais Araújo para o Popstar não deixa de ser uma maneira de manter a atriz no ar depois de terminada a atual (e, dizem, última) temporada de “Mister Brau”, o seriado que ela estrela com o marido. Aliás, foi "Mister Brau” que a impediu de aceitar o papel de Luzia em “Segundo Sol”, que acabou ficando com Giovana Antonelli.

Apresentadores negros ainda são raridade na televisão brasileira. A Globo até que tem alguns no jornalismo - Heraldo Pereira, Glória Maria, Maju Coutinho e Zileide Silva, entre outros - mas a área de entretenimento ainda é dominada por brancos como Angélica e Fernanda Lima.

Os negros são ainda mais raros na Record e no SBT, os dois maiores concorrentes da Globo na TV aberta. No entanto, curiosamente, essas duas emissoras escapam das críticas à falta de representatividade negra.

Há negros apresentando programas em canais públicos, como Adriana Couto no Metrópolis (Cultura) ou Ellen Oléria no Estação Plural (TV Brasil). O próprio Lázaro Ramos também conduz o talk show Espelho no Canal Brasil, na TV paga. Mas claro que ainda é pouco.

Só que alguma coisa parece estar mudando. A gritaria em torno de “Segundo Sol” deixou a Globo em estado de alerta. Alvo preferencial da direita e da esquerda, a emissora vem reagindo cada vez mais rápido às polêmicas que envolvem seus contratados (haja vista o caso William Waack).

Por tudo isto, é ótimo que uma estrela linda e talentosa como Taís Araújo tenha a chance de apresentar um programa como o Popstar.

Por outro lado... ela de novo? A Globo também precisa investir em outros nomes, para além da trinca Taís, Lázaro e Camila. Gente como Sheron Mezezzes, Érico Brás, Juliana Alves, Fabrício Boliveira ou Lucy Ramos. Há anos trabalhando como coadjuvantes, todos merecem ser promovidos a protagonistas.

 

Não vai ser de um dia para o outro. Nos Estados Unidos, este processo já leva pelo menos duas décadas, e está longe de acabar. Mas hoje os atores e apresentadores afro-americanos são bastante presentes no cinema e na TV de lá, apesar dos EUA terem, proporcionalmente, uma população negra e parda bem menor que a do Brasil.

Taís Araújo no Popstar é um passo à frente. Ainda faltam muitos. 

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem