Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

Perigo! Fake news contra Yasmin Brunet chegam ao BBB 24

Reality pode e deve ser usado a favor da verdade, combatendo mentiras

Yasmin Brunet chora de madrugada com medo do paredão
Yasmin Brunet em momento do BBB 24 - Divulgação/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O BBB é uma potência. Mesmo estreando com audiência abaixo do esperado, o poder de comunicação do programa é gigantesco. Por isso mesmo, precisa ser usado como uma arma para combater um dos maiores problemas da vida moderna, capaz de destruir reputações, vidas e até democracias: as fake news.

Nesta edição, vimos o poder absurdo e arrasador que essas histórias falsas e sensacionalistas têm quando 'colam' numa pessoa, porque mesmo depois de esclarecidas, as mentiras continuam circulando e muita gente segue acreditando nelas.

E não é só por causa da velha crença ERRADA de que 'toda mentira tem um fundo de verdade', mas porque nosso cérebro não consegue apagar as fake news que absorve, transformando os alvos desses boatos em vítimas permanentes.

No caso, a vítima é Yasmin Brunet, que foi cruel e falsamente associada à história real e criminosa de Kat Torres.

Para quem não acompanhou ou não lembra do caso Kat Torres, um resumo:

Em 2022, a ex-modelo, influenciadora e autoproclamada 'guru espiritual' Kat Torres foi presa nos Estados Unidos e deportada para o Brasil, acusada de estelionato e tráfico humano. Duas seguidoras de Kat, que saíram do Brasil e foram morar com ela, pararam de fazer contato com suas famílias, causando grande preocupação. Durante uma live de Kat e uma das garotas, Yasmin Brunet, que acompanhava a transmissão como muitas outras pessoas, pediu para que a garota, que todos acreditavam estar sendo mantida em cativeiro por Kat, mostrasse onde estava para provar que se encontrava em segurança.

Yasmin só quis ajudar, como qualquer pessoa faria. Mas Kat ficou furiosa e tentou inverter a situação: como 'controlava' sua discípula, a falsa guru fez com que a garota acusasse Yasmin de tráfico humano, justamente um dos crimes pelos quais Kat se encontra hoje no Presídio Feminino de Bangu.

Yasmin sofreu muito com essas fake news. Mas todos achamos que as coisas estavam esclarecidas. Não estavam. Porque Giovanna Pitel, fofocando com Fernanda, voltou com essa falsa acusação de que Yasmin estaria ligada "ao tráfico de mulheres" e ainda botou a Luiza Brunet no meio! Tinham que ter interrompido a transmissão nesse momento. O Big Fone deveria tocar para que Boninho cortasse essa mentira na hora!

Será que já esqueceram? Que fake news podem matar? Que podem levar pessoas à morte? Ou já esqueceram de casos recentes em que vimos isso acontecer?

A mistura de fake news e ignorância é fatal, minha gente, porque gente mal-intencionada, raivosa (Giovanna Pitel odeia Yasmin) usa essas falsidades mesmo sabendo que são mentiras contra seus alvos.

No quesito ignorância, podemos citar Luigi, que deve ter confundido 'as famosas filhas de outras famosas'. Ao dizer que a 'mãe de Yasmin foi ministra da cultura do governo anterior', Luigi parece ter confundido Gabriela Duarte e Regina Duarte com Yasmin Brunet e Luiza Brunet. Luiza Brunet nunca foi ministra. Aliás, o governo anterior nem teve Ministério e sim Secretaria da Cultura.

O Big Brother pode e deve ser usado a favor da verdade, combatendo fake news. Quem sabe, com sua presença massiva em todas as plataformas de comunicação, o BBB poderá, enfim, encontrar sua missão de utilidade pública para além do entretenimento.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem