Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

2023, o ano da desinteligência natural

Ano é marcado por brigas e notícias não tão empolgantes

Ana Hickmann se separou de Alexandre Correa após denúncias de violência - /Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

2023 foi pesado. Aqui no Brasil, o ano que começou com uma festa pacífica e plural na posse de um novo governo foi abalado pela tentativa de golpe do dia 8 de janeiro, uma ferida na história da democracia que ainda segue aberta.

O ano que começou com quebra-quebra seguiu com muitas notícias ruins, de feminicídios a ataques a escolas, de casos de abuso a um tsunami de golpes, de escândalos envolvendo artistas e influenciadores a violência urbana e policial, de terrorismo a guerras.

Também sofremos com as mortes de artistas como Glória Maria, Rita Lee, Zé Celso, Palmirinha Onofre, João Donato, Aracy Balabanian, Lolita Rodrigues, Juca Chaves, Walewska, Tina Turner, Matthew Perry, Sinéad O'Connor.

Mas foi em 2023 que surgiu nossa grande contradição: no ano da Inteligência Artificial fomos marcados pela Desinteligência Natural.

A palavra 'desinteligência' é bastante comum no meio policial e descreve uma ocorrência onde há um desentendimento entre as partes envolvidas, mas que, apesar da falta de acordo, não configura crime. Por exemplo, uma filha que trabalha desde criança, como Larissa Manoela, e não tem verba nem pra comer milho na praia, porque os pais controlam todo o dinheiro que ela recebe. Ou a relação conturbada entre fãs de Agenor Tupinambá que descobrem que há mais carrapatos entre os conteúdos na nuvem e na terra do que sonha a Capivara Filó.

A desinteligência também esteve presente no reencontro de Xuxa e Marlene Mattos, na garota que foi confundida com uma amante do Neymar, na atitude de Bruno de Luca em não ajudar o amigo Kayky Brito quando este foi atropelado, nas brigas de fandoms de participantes de reality show e até nas confusões de quem faz reforma em apartamento alugado.

O ano também foi de muito desentendimento entre casais. Separações como as de Sandy e Lucas Lima geraram comoção em todos nós que acreditávamos que o amor do casal fosse imortal como na canção. Já o fim do namoro efêmero de Luísa Sonza com Chico Moedas foi o campeão de memes e serviu muito mais entretenimento do que compaixão.

Ao longo do ano, as desinteligências foram tomando as redes, os influenciadores e chegamos a absurdos como pessoas sem ética divulgando jogos de azar e levando seguidores a grandes perdas financeiras, perfis sem nenhum preparo divulgando boatos intencionalmente criados que geraram tragédias irreversíveis.

Felizmente, tivemos algumas notícias nesse ano fatídico. Paramos de falar em MC Pipokinha. Ana Hickmann se livrou de um traste. E Thiago Brennand foi preso. Agora é juntar coragem, respirar fundo, curtir futilidades divertidas como o BBB 24 e renovar as esperanças para que 2024 seja um ano bom, com menos desinteligência e mais paciência. Porque, 2023, olha, que aninho desnecessário.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem