Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Barbie do Paraná fica em 4º lugar no Miss Teen Universe 2024; Peru vence

Maria Eugênia Raposo, 18, defendeu o Brasil na versão adolescente do Miss Universo

Miss Teen Universe 2024
A paranaense Maria Eugênia Raposo (esq.) e a peruana Luciana Vasquez (dir.) - Divulgação/Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na madrugada desta segunda (29), a paranaense Maria Eugênia Raposo, de 18 anos, fez bonito e ficou em 4º lugar na final do Miss Teen Universe 2024 –a versão adolescente do Miss Universo. Loira, branca, alta e bastante sorridente, a modelo brasileira é chamada pelos fãs de "Barbie adolescente" ou "Barbie do Paraná" e era considerada uma das favoritas para ocupar o trono neste ano.

Quem venceu o concurso, realizado na República Dominicana, foi a peruana Luciana Vasquez, também de 18 anos. Ela recebeu a coroa da 13ª edição do mundial pelas mãos da mexicana Mariana García Gutiérrez, titular de 2023.

Além de Maria Eugênia, a jovem disputou o título com outras 24 meninas do mundo todo. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as misses República Dominicana, Emily Victoria Diaz, e Venezuela, Valentina Colmenares. Completaram o Top 6 as misses Espanha (5º lugar) e Nicarágua (6º lugar).

Luciana é natural do departamento peruano de Loreto, no nordeste do país latino. Ela faz trabalhos como modelo e é estudante de engenharia da indústria alimentar. Além disso, no sentido de causas sociais, a miss está comprometida com uma fundação que resgata e protege animais abandonados.

Por sua vez, Maria Eugênia é natural de Altônia, que fica no oeste do Paraná, a 677 km de Curitiba. Ela foi eleita Miss Brasil Teen em novembro de 2022 e passou a coroa nacional em março passado, para a sergipana Thielle Góes, 18. Ao longo de seu reinado, a adolescente fez muitas aulas para chegar bem preparada no mundial, e também se dedicou a interagir com seus mais de 30 mil seguidores nas redes sociais.

O grupo de misses do mundial ficou confinado desde o início da semana em um resort em Punta Cana, principal cidade turística dominicana, onde participaram de provas preliminares classificatórias, como entrevista com jurados e desfiles, além de participar de atividades de lazer e turismo. Esta foi a 13ª edição do concurso mundial.

De acordo com a organização do evento, o Miss Teen Universe "não trata apenas de beleza física, mas também de inteligência, talento e personalidade. Acreditamos que a verdadeira beleza vem de dentro e que nossos competidores devem ter habilidades e talentos especiais que os façam se destacar da multidão".

Uma curiosidade do concurso é que a atual Miss Universo, a nicaraguense Sheynnis Palacios, ficou entre as 10 finalistas do Miss Teen Universe, em 2017. Esse fato reforça o conceito de que os concursos para adolescentes são uma espécie de categoria de base para as versões adultas.

Além de eleger a nova Miss Teen Universe, o concurso também elegeu na mesma cerimônia as misses "Petite" (a filipina Lana Collantes) e "PreTeen" (a representante dos EUA, Natalie Grace). Enquanto na categoria principal o pré-requisito é ter entre 15 e 18 anos e no mínimo 1,60m de altura, a Petite tem o mesmo recorte de idade, mas com altura máxima é de 1,60m, e a PreTeen precisa ter entre 12 a 14 anos, com altura mínima de 1,50 m.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem