Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Brasil Teen 2024: Adolescente negra do Sergipe vence concurso em Curitiba

Grupo de 52 meninas disputaram a 8ª edição do evento, que teve duas coroações distintas

Thielle Gois, de Sergipe, é a Miss Brasil Teen 2024
Thielle Gois, de Sergipe, é a Miss Brasil Teen 2024 - Fábio Luís de Paula/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

A adolescente Thielle Gois, representante de Sergipe, foi coroada no início da madrugada desta quarta-feira (20) como a nova Miss Brasil Teen. Ela, que tem apenas 18 anos, é a segunda jovem negra a vencer o título nacional - a primeira foi a roraimense Thaynara Vargas, em 2021.

"Acredito que a minha multiculturalidade é exemplo suficiente para provar que, sendo uma pessoa negra, de zona periférica, neta de indígena, filha de mãe solteira, você pode ser quem quiser. Não são os seus parâmetros sociais que vão limitar os seus sonhos", disse ela, em seu discurso final.

Thielle disputou o trono com outras 28 jovens em Curitiba (Paraná), e agora vai se preparar para defender o país no mundial Miss Teen Universe. "Estou muito feliz e cada vez mais tenho certeza de que a vida sempre nos dá chance de arte e a arte sempre nos dá chance de vida", contou à coluna "De Faixa à Coroa" logo após a vitória.

Para a final, a sergipana escolheu um vestido branco e brilhante, com transparência, adornado com uma capa branca atrás e plumas no decote. Visivelmente emocionada, a miss recebeu a coroa das mãos da paranaense Maria Eugênia Raposo, eleita em novembro de 2022.

Em segundo lugar na final ficou a paranaense Júlia Ribeiro Navarro, 17, seguida pela cearense Mirella Nascimento, 18, em terceiro. Completaram o grupo de 6 finalistas as misses Pará, Ana Schmid, 16; Piauí, Lara Beatriz, 14; e São Paulo, Rafaella Zeolo, 20.

Estudante universitária do curso de Fonoaudiologia na Universidade Federal de Sergipe, Thielle sonha em também estudar psicologia e ajudar e inspirar outras pessoas a "perseguirem objetivos inatingíveis". A Miss Brasil Teen 2024 é natural da cidade de Umbaúba, pequeno município sergipano que fica no litoral sul do estado, a 109 km da capital Aracaju. Ela vinha se preparando para o nacional desde julho de 2023, quando venceu seu estadual.

Apaixonada por livros e esportes, com desejo de conhecer a Itália, Thielle se descreve como curiosa e autodidata. Ela fala múltiplos idiomas, como inglês, espanhol, italiano, francês e Libras, e jura que aprendeu tudo sozinha. Entre seus hobbies estão também tocar instrumentos musicais como violão, ukulele, flauta, kalimba e teclado.

"O Miss Brasil Teen busca adolescentes entre 14 e 20 anos que sejam não só belas, mas também engajadas. Que queiram crescer profissionalmente, seja como grande influenciadora digital e modelo internacional, ou até mesmo dar o pontapé na carreira de concursos de miss", explica o paranaense Marcelo Ramos, diretor geral do concurso.

MISS MODEL TEEN BRASIL

Na mesma noite, também foi coroada a nova Miss Model Teen Brasil, que vai representar o país no mundial Miss Teen Charm. Das 23 candidatas desta categoria, quem levou a melhor foi a Miss Piauí, Maria Júlia Portela, de 17 anos, que foi coroada pela roraimense Gabriela Couto, titular do ano passado.

Uma das candidatas desta etapa foi a paraibana Roberta Pereira, 18, que tornou-se a primeira adolescente transgênero a disputar o concurso.

No total, 52 meninas disputaram a oitava edição do Miss Brasil Teen, que é considerado o maior concurso de adolescentes do país. O grupo de meninas participopu de três etapas preliminares valendo pontos classificatórios, que são as provas com desfile de biquíni e traje de gala, além da entrevista com jurados. Além do Miss Teen Universe e Miss Teen Charm, o concurso leva candidatas a outras competições globais dedicadas apenas a adolescentes.

O confinamento começou no sábado (16), no hotel Mabu Business, e as coroações foram no palco do Teatro Regina Vogue, localizado no Shopping Estação, em Curitiba.

"Os concursos de beleza Teen são muito importantes para o desenvolvimento pessoal, intelectual e disciplinar das candidatas. As meninas que participam do nosso concurso estão em fase de transição, de menina para mulher, e sabemos que nessa fase as adolescentes passam por muitas inseguranças. Por isso, em nossa convicção, o Miss Brasil Teen é um instrumento de transformação na vida dessas meninas", diz Marcelo Ramos.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem