Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Brasil Teen 2024: Pela 1ª vez, adolescente transgênero disputa concurso de beleza

Grupo de 52 meninas participa da 8ª edição da competição nacional, que acontece em Curitiba

Miss Brasil Teen 2024
A paraibana Roberta Pereira, 18, é a primeira adolescente trans a disputar o Miss Brasil Teen - Reprodução/@robertapereiraj
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na noite desta terça (19), um grupo de 52 meninas disputa em Curitiba a edição 2024 do Miss Brasil Teen. Considerado o maior concurso adolescente do país, este ano a seletiva terá a participação de quase o dobro de candidatas do último evento. Isso porque a organização vai realizar duas competições dentro de uma só, com coroações distintas.

Enquanto 29 delas lutam pelo título de Miss Brasil Teen, outras 23 meninas concorrem para ser Miss Model Teen Brasil. As vencedoras das duas categorias têm vaga garantida para defender o país em etapas mundiais: a primeiro leva ao Miss Teen Universe e, a segunda, ao Miss Teen Charm.

"O Miss Brasil Teen busca adolescentes que sejam engajadas e, ao mesmo tempo, que sejam lindas. Além de cumprir com as responsabilidades e agenda do posto, elas terão a missão de promover a marca do concurso e elevar o nível da competição em todos os seus compromissos", conta o paranaense Marcelo Ramos, diretor geral do concurso.

"Buscamos, portanto, meninas que queiram crescer profissionalmente, seja como grande influenciadora digital e modelo internacional, ou até mesmo dar o pontapé na carreira de concursos de miss para mulheres adultas", explica ele sobre a competição, que aceita meninas que tenham entre 14 e 20 anos.

O grupo de jovens vai participar de três etapas preliminares valendo pontos classificatórios, que são as provas com desfile de biquíni e traje de gala, além da entrevista com jurados. O confinamento começa no sábado (16) e segue até a final, na terça (19), no palco do Teatro Regina Vogue.

ADOLESCENTE TRANSGÊNERO

Uma das novidades do concurso é que, pela primeira vez, há uma candidata transgênero entre as participantes. Trata-se da paraibana Roberta Pereira, 18, que é natural do município de Sousa, a 432 km de João Pessoa, capital do seu estado.

Roberta disputa concursos desde os 12 anos, mas é a primeira vez que está em uma etapa nacional. Atualmente a jovem, que já concluiu o ensino médio, concluiu um curso técnico em comércio e foi aprovada no vestibular para cursar Direito.

A paraibana Roberta Pereira, 18, é a primeira adolescente trans a disputar o Miss Brasil Teen
A paraibana Roberta Pereira, 18, é a primeira adolescente trans a disputar o Miss Brasil Teen - Reprodução/@robertapereiraj

Esta será a oitava edição do evento que, além do Miss Teen Universe e Miss Teen Charm, leva candidatas a outras competições globais dedicadas apenas a adolescentes.

Quem se despede do título de Miss Brasil Teen é a modelo paranaense Maria Eugênia Raposo, 17, coroada em novembro de 2022. A adolescente, que sonha em se tornar médica, foi a segunda representante de seu estado a vencer a coroa –antes dela, sua conterrânea Emily Garcia venceu em 2017.

Além delas, também já ocuparam o trono adolescente as paulistas Letícia Borges (2022) e Giovanna Casagrande (2019); a roraimense Thaynara Vargas (2021); a cearense Vitória Aguiar (2020); e a brasiliense Joseane Bonissoni (2018).

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem