Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil Miss Universo

Adolescente paulista desbanca concorrentes e ganha título mundial de miss em Cancún

Natural de Jacareí (SP), Letícia Borges foi coroada no concurso Universal Teen International

A adolescente paulista Letícia Borges, que venceu o Universal Teen International
A adolescente paulista Letícia Borges, que venceu o Universal Teen International - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com apenas 19 anos, a brasileira Letícia Borges avança a passos largos em sua carreira de miss. Isso porque a adolescente foi coroada nesta terça-feira (28) como vencedora no concurso mundial Universal Teen Internacional, realizado na cidade mexicana de Cancún.

Ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, as misses Porto Rico (Kiara Marie) e Peru (Cinthia Rujel). "Eu estou muito feliz, quero agradecer demais a todo mundo que me apoiou e torceu por mim", disse a miss após a vitória.

Natural de Jacareí, no interior paulista, Letícia é a primeira coroada do evento, que faz sua estreia na indústria dos concursos de beleza. Esta, no entanto, não é a primeira competição mundial de miss de que ela participa. No final do ano passado, Letícia representou o país e ficou em terceiro lugar no Miss Teen Universe 2022, realizado em Miami (EUA).

Modelo internacional desde os 16 anos, a paulista de 1,82 m já esteve a trabalho em países como Índia, Estados Unidos e Emirados Árabes. Em 2021, ela foi eleita Miss São Paulo Teen e, na sequência, venceu o Miss Brasil Teen do mesmo ano. Em novembro passado, inclusive, ela passou a coroa para sua sucessora, a paranense Maria Eugênio Raposo, 16.

"Para a organização nacional, essa vitória é algo muito grandiosa. É nossa quarta miss a vencer um mundial. A Letícia já chegou lá favorita, e chama a atenção por ser muito alta e carismática. Essa coroa incentiva cada vez mais o cenário de concursos de misses adolescentes no Brasil", disse o paranense Marcelo Ramos, que é CEO do Miss Brasil Teen e do Pequena Miss Brasil, que acontecem respectivamente desde 2017 e 2019.

Para o futuro, além de seu novo reinado, Letícia planeja, em primeiro lugar, se dedicar aos estudos e retomar a carreira de modelo internacional. Mais pra frente, daqui a 3 ou 4 anos, ela não descarta retornar aos concursos de miss para disputar títulos das versões adultas.

Como foi a primeira edição, o concurso selecionou 15 países convidados para competir e, após seletivas preliminares, apenas sete viajaram para Cancún para a final. O objetivo do Universal Teen, segundo a organização mundial, é agregar a beleza e o empoderamento em uma plataforma para que as adolescentes possam dar voz a causas e projetos sociais.

O universo dos concursos de beleza adolescentes tem crescido bastante no país. Além do Miss Brasil Teen, existe também o Miss Brasil CNB Teen, que em dezembro passado elegeu a matogrossense Anny Victória, 18, e, em abril, acontece a primeira edição de sua versão masculina, o Mister Brasil CNB Teen.

Em 2022, outros concursos da categoria que ganharam luz por aqui foram o Miss Teen Model Universo, vencido pela paulista Karen Gentil, o Miss Teen Charm International, que consagrou a brasiliense Sandra Luiza Lima Caetano, e o Miss Teen Mundial, disputado pela também paulista Bianca Fernandes. Já em 2021, o destaque foi para o Miss Teen Supra Grand, que coroou a sul-matogrossense Maria Fernanda Saggin.

Veja o vídeo da coroação:

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem