Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

São Paulo vence maior concurso de miss para transgêneros no país

Final do Miss International Queen Brazil 2024 aconteceu no Teatro Mars, em São Paulo

Paulista Jessy Lira de Jesus é a Miss International Queen Brazil 2024
Paulista Jessy Lira de Jesus é a Miss International Queen Brazil 2024 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A representante de São Paulo, Jessy Lira de Jesus, 29, foi coroada na noite deste sábado (25) como a nova Miss International Queen Brasil. Ela vai defender o país na próxima edição do concurso mundial de beleza Miss International Queen (MIQ), que é exclusivo para mulheres transgênero. Um grupo de 17 candidatas participou da disputa, que tem formato similar aos tradicionais certames do setor, com etapas classificatórias.

Jessy trabalha na área de facilities em uma grande empresa multinacional, com sede na capital paulista. A Miss Brasil é também socialmente engajada e atua como ativista contra a transfobia e LGBTQIAP+fobia em seu canal no YouTube.

Na entrevista no palco, ela falou sobre sobre educação: "Eu acredito fortemente que a educação dos nossos jovens e da nossa sociedade, e a gente pode diminuir a violência contra a comunidade trans".

Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, a Miss Pará, Ti Yara Paiva Mercês, 27, e a Miss Mato Grosso, Isabelle Santos de Souza Castro, 30. Completaram o Top 5 as misses Ceará, Brena Matos de Oliveira, 29; Paraíba, Ananda Daniele de Jesus Oliveira, 25; e Sergipe, Dhanyellen Cristina Souza da Silva, 30. No Top 10, entraram, ainda, as representantes de Amazonas, Paolla Brito; Bahia, Ulrick Cristiane; Mato Grosso do Sul, Isabella de Araújo; e Santa Catarina, Laura Pereira.

Na ocasião, estava presente a holandesa Solange Dekker, 27, eleita em junho passado a atual Miss International Queen. Ela desembarcou na capital paulista na manhã de quinta (23) para acompanhar a competição e conhecer alguns pontos turísticos da cidade. Natural de Amsterdã, Solange venceu a 17ª edição do certame em junho passado, e é a primeira europeia a vencer o título mundial.

Paulista Jessy Lira de Jesus é a Miss International Queen Brazil 2024
Paulista Jessy Lira de Jesus é a Miss International Queen Brazil 2024 - Raffa Rodrigues

Além de entrevista preliminar com os jurados, as misses também foram avaliadas em provas de talento (vencida pela Miss Bahia) e de traje típico (vencida pela Miss Pará). Na final, elas desfilaram de biquíni, em traje de gala, traje típico e as finalistas responderam a perguntas do júri no palco.

Jessy foi coroada no palco do Teatro Mars, que fica na região da Bela Vista (zona central de SP), em cerimônia aberta ao público. Ela inicia, agora, sua preparação para viajar à Tailândia em meados do ano que vem, para a etapa internacional, quando Solange se despede do trono.

Por aqui, quem passou a coroa foi a paraense Isabella Satorinne, 29, Miss International Queen Brazil 2023, que defendeu o país no último mundial, mas não fez o primeiro corte de 11 semifinalistas.

MAIOR CONCURSO TRANS

Uma das competições nichadas mais conhecidas do universo dos concursos de beleza, o Miss International Queen surgiu em 2004 na Tailândia, país famoso por sua tolerância e aceitação a pessoas transgênero. A cultura trans é tão presente na sociedade tailandesa que a cirurgia de redesignação sexual é uma das especialidades da medicina do país, o que atrai pacientes do mundo todo.

As vencedoras tornam-se embaixadoras da Royal Charity Aids Foundation of Thailand, fundação tailandesa em prol do combate à Aids, que recebe anualmente a doação dos lucros do evento.

A única brasileira que reinou no trono mundial foi a paulista Marcela Ohio em 2013. Além disso, o Brasil bateu três vezes na trave e ficou em segundo lugar com a pernambucana Aleika Barros (2007), com a carioca Jéssika Simões (2012), com a mineira Valeska Dominik (2015) e, mais recente, com a cearense Lavine Holanda (2017).

Com 19 anos de existência, o evento é considerado o maior concurso de beleza para mulheres transgênero no mundo. Apesar de sua periodicidade anual, ele não foi realizado em três ocasiões, por motivos distintos: em 2021, devido à restrições impostas pela pandemia de Covid-19; em 2017, em respeito à morte do rei tailandês Bhumibol Adulyadej; e, em 2008, por conta de conflitos políticos armados no país asiático.

Uma curiosidade é que, em 2010, quem defendeu o Brasil foi a estilista Michelly X, responsável por desenhar e produzir figurinos para famosos como Xuxa, Anitta, Ivete Sangalo, Pabllo Vittar e Gloria Groove. Em 2020, ela também assinou o traje típico da gaúcha Julia Gama no Miss Universo daquele ano, quando a representante brasileira ficou em segundo lugar, perdendo apenas para a mexicana Andrea Meza.

Classificação final:

TOP 6

  • CEARÁ – Brena Matos de Oliveira, 29 anos

  • MATO GROSSO – Isabelle Santos de Souza Castro, 30 anos

  • PARÁ – Ti Yara Paiva Mercês, 27 anos

  • PARAÍBA – Ananda Daniele de Jesus Oliveira, 25 anos

  • SÃO PAULO – Jessy Lira de Jesus, 29 anos

  • SERGIPE – Dhanyellen Cristina Souza da Silva, 30 anos

TOP 10

  • AMAZONAS – Paolla Rodrigues Brito, 26 anos

  • BAHIA – Ulrick Cristiane Lima Cunha, 23 anos

  • MATO GROSSO DO SUL – Isabella Maria Lino de Araujo, 28 anos

  • SANTA CATARINA – Laura Pereira, 30 anos

TOP 15

  • ACRE – Allana Rodrigues Costa, 30 anos

  • DISTRITO FEDERAL – Lunares Ayla Sousa Mendes, 22 anos

  • MINAS GERAIS – Joyce Montserrat Fernandes de Souza, 30 anos

  • PERNAMBUCO – Geisa Priscila Silva, 32 anos

  • RIO GRANDE DO SUL – Otávia Martins Sacilot

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem